Operação contra traficantes provoca intenso tiroteio, deixa passageiro baleado e turistas ilhados em comunidade do Rio

Redação
4 Leitura mínima

RIO DE JANEIRO — Moradores de Botafogo, na Zona Sul do Rio, viveram momentos de tensão na manhã desta terça-feira (23) durante uma operação da Polícia Civil contra integrantes do Comando Vermelho (CV) no Morro Santa Marta.

✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias nacional do Rlagos Notícias no WhatsApp

A ação, conduzida pela Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), tem como objetivo cumprir 44 mandados de prisão e 98 mandados de busca e apreensão contra suspeitos investigados por tráfico de drogas e associação para o tráfico. Parte dos alvos já estava presa.

Logo nas primeiras horas do dia, moradores relataram uma intensa troca de tiros, explosões e sobrevoo de helicópteros. Os disparos puderam ser ouvidos em bairros como Botafogo, Humaitá, Laranjeiras e Copacabana.

Durante a operação, um passageiro de um ônibus da linha 410 (Saens Peña x Gávea) foi atingido por uma bala perdida na perna quando o coletivo passava pela Rua São Clemente, uma das principais vias de acesso à comunidade. Segundo relatos, os próprios passageiros improvisaram um torniquete para conter o sangramento.

Um grupo de turistas que havia subido ao Mirante Dona Marta para acompanhar o nascer do sol também ficou impedido de deixar o local por causa dos confrontos. Vídeos publicados nas redes sociais mostram pessoas deitadas no chão tentando se proteger dos disparos.

Imóveis da região também foram atingidos por tiros. Moradores registraram marcas de bala em janelas, prédios residenciais e até em uma igreja próxima à área da operação.

Segundo a Polícia Civil, as investigações começaram há cerca de 22 meses e identificaram 44 integrantes da facção criminosa que atua na comunidade. Entre os investigados estão gerentes do tráfico, seguranças armados, vendedores de drogas e responsáveis pela vigilância dos acessos ao morro.

Ainda de acordo com a corporação, a liderança do grupo seria exercida por Ronaldo Pinto Lima e Silva, conhecido como Ronaldinho Tabajara ou R9, que está preso em um presídio federal de segurança máxima em Mossoró, no Rio Grande do Norte. Já Francisco Rafael Dias da Silva, conhecido como Mexicano, seria o responsável por comandar as atividades do tráfico no Santa Marta.

A operação faz parte da chamada Operação Contenção, uma ofensiva do Governo do Estado para combater a expansão territorial do Comando Vermelho e enfraquecer a estrutura financeira, logística e operacional da facção.

A ação também afetou a rotina de moradores, estudantes e trabalhadores. Escolas particulares da região suspenderam provas e flexibilizaram a entrada dos alunos. Uma unidade de Atenção Primária suspendeu completamente o funcionamento por segurança.

Até a última atualização, ao menos quatro suspeitos haviam sido presos. A Polícia Civil informou que as diligências continuam para localizar outros envolvidos, apreender armas, drogas e reunir novos elementos para o avanço das investigações.

📲 Confira as últimas notícias do Rlagos Notícias
📲 Acompanhe o Rlagos no Facebook , Instagram , Twitter e Thread

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress