
o Troféu Segurança do Paciente (Ocinei Trindade)
A direção do Hospital Dr. Beda realizou a entrega de certificados e do Troféu Segurança do Paciente para colaboradores responsáveis por notificações realizadas no segundo semestre de 2025. O encontro aconteceu na quinta-feira (25). A iniciativa tem como objetivo reconhecer e valorizar profissionais que atuam com compromisso para o aprimoramento dos processos internos, contribuindo para um atendimento cada vez mais seguro e qualificado aos pacientes.
Profissionais de diferentes setores da instituição foram homenageados pela participação em ações relacionadas à identificação de riscos, melhorias nos fluxos de trabalho e fortalecimento da cultura de segurança assistencial.

Para a enfermeira Ariana Carvalho, supervisora do Núcleo de Segurança do Paciente e Gestão de Riscos da instituição, a notificação é uma ferramenta essencial para a evolução dos processos.
“Notificar também é contribuir para melhorar os processos para a segurança dos nossos pacientes. Cada notificação representa uma oportunidade de aprendizado, prevenção e fortalecimento da cultura de segurança”, destacou.
Segundo Ariana, esta foi a segunda edição do encontro de reconhecimento. A primeira ocorreu em setembro de 2025, quando foram premiados os profissionais responsáveis pelas notificações do primeiro semestre daquele ano.

“O nosso intuito não é somente o engajamento com relação a uma cultura de notificação, mas também sustentar essa cultura. Precisamos olhar para os eventos e incidentes pensando nas melhorias que podemos fazer nos processos. As barreiras precisam funcionar e os protocolos precisam ser aprimorados para que possamos oferecer uma assistência de excelência ao paciente”, explicou.
A supervisora ressaltou ainda que o objetivo principal é reduzir riscos durante a internação. “Os riscos existem, mas precisamos minimizá-los. Todo o nosso trabalho, os protocolos e os processos refletem diretamente no cuidado com o paciente, trazendo mais segurança, qualidade e satisfação com o atendimento.”

Durante a cerimônia, também foram reconhecidos profissionais e setores que tiveram destaque em diferentes categorias relacionadas à segurança assistencial. A engenheira de produção Ana Carolina Viveiros, do Escritório da Qualidade, explicou a importância da análise das interações entre os setores.
“Foi muito importante premiar os setores que mais notificam quebras nas interações de processos, porque nenhum setor funciona sozinho. A emergência não funciona sem a farmácia, sem o setor de imagem e sem os demais setores. Somos uma equipe e todas essas interações precisam ser gerenciadas”, afirmou.
Para Ana Carolina, identificar falhas nos processos é uma oportunidade de evolução. “Essas notificações são importantes para entendermos onde podemos melhorar. A agilidade para resolver essas quebras nas interações também é fundamental para que o processo seja ajustado da forma mais rápida possível.”
Entre os profissionais reconhecidos esteve a médica neonatologista Luciana Faes, da UTI Neonatal Nicola Albano, pelo trabalho relacionado ao plano terapêutico modelo da equipe. Ela destacou a construção coletiva desse processo dentro da instituição.

“A gente começou lá nos primórdios, em 2019, e foram muitas batalhas. Erramos, acertamos, aprendemos e conseguimos construir um modelo que depois foi utilizado em outros setores do hospital. Hoje, olhar para aquele início e ver como é fácil fazer um plano terapêutico mostra o quanto evoluímos”, comentou.
Segundo Luciana Faes, o plano terapêutico permite uma visão mais completa do paciente. “É aquilo que imaginamos para aquele paciente quando ele chega, conseguimos traçar uma linha de cuidado e modificar o planejamento caso alguma coisa aconteça no caminho. É muito gratificante representar os médicos e toda a equipe nesse reconhecimento.”
A coordenadora de Enfermagem do Centro Nicola Albano, UTI Neonatal e Pediatria, Synara Miller, destacou a mudança de cultura em relação às notificações.

“A notificação é para a melhoria do processo. Antes existia uma cultura de que ela era punitiva, mas estamos mudando essa visão. A notificação serve para analisar e melhorar, para que novos eventos e erros não aconteçam com outros pacientes”, afirmou.
Para a diretora administrativa Martha Henriques, as notificações permitem que a instituição reveja processos a partir da experiência de quem está diretamente ligado ao atendimento.
“Muitas vezes pensamos que determinado processo está bem definido e perfeito, mas quem está junto ao paciente, no dia a dia, percebe situações que precisam ser revistas. Quando notificamos, nós conseguimos rever o processo. É assim que crescemos, reconhecendo, revisando e melhorando”, declarou. O aprendizado é conjunto e o desenvolvimento é de todos nós.”, diz Martha

A enfermeira Roberta Lastorina, do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) e Escritório da Qualidade, reforçou que os registros contribuem para o amadurecimento das práticas assistenciais.
“Os eventos, as circunstâncias de risco e as falhas de processo são oportunidades de melhoria. Tudo isso nos ajuda a amadurecer para que os próximos momentos sejam conduzidos com barreiras mais eficientes. O olhar de todos vocês também faz parte dessa segurança”, afirmou.
O diretor médico do Hospital Dr. Beda, Dr. André Porto, destacou o significado da premiação como reconhecimento ao trabalho coletivo desenvolvido pela instituição.

“É mais do que tudo um reconhecimento do hospital, evidenciando o alinhamento de toda a equipe às diretrizes de qualidade exigidas pela acreditação. É uma manifestação legítima de agradecimento e reconhecimento”, afirmou.
A premiação reforça o compromisso do Hospital Dr. Beda com a segurança do paciente, a melhoria contínua dos processos e a valorização dos profissionais que fazem parte da assistência.
Galeria de imagens
O post Hospital Dr. Beda reconhece profissionais com Troféu Segurança do Paciente por ações de melhoria e qualidade assistencial apareceu primeiro em J3News.





