NITERÓI — A estátua em homenagem à atriz Leila Diniz foi furtada menos de 10 dias após ser instalada no calçadão da Praia de São Francisco, em Niterói. A escultura de bronze, avaliada em cerca de R$ 180 mil, havia sido colocada no local no dia 14 de maio e foi levada no dia 25 do mesmo mês.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias nacional do Rlagos Notícias no WhatsApp
A obra retratava uma das imagens mais emblemáticas da atriz: grávida de sete meses, sorrindo e caminhando pela praia. O registro original foi feito pelo fotógrafo Joel Maia, no início da década de 1970, e se tornou um símbolo da liberdade feminina em meio ao período da ditadura militar.
Assinada pelo artista Rodrigo Pedrosa, a escultura levou aproximadamente quatro meses para ser produzida, utilizando técnicas de modelagem e fundição em bronze. A homenagem buscava eternizar não apenas a figura da atriz, mas também os valores de autonomia, liberdade e independência que marcaram sua trajetória.
Segundo moradores da região, a peça ainda não havia passado por uma cerimônia oficial de inauguração. Nas proximidades do monumento existem duas câmeras de segurança, mas não há informações sobre possíveis imagens do furto.
Natural de Niterói, Leila Diniz ganhou notoriedade nacional ao desafiar padrões sociais das décadas de 1960 e 1970, abordando publicamente temas considerados tabus na época, como sexualidade, maternidade e emancipação feminina.
A atriz morreu em 14 de junho de 1972, aos 27 anos, vítima da queda do voo 471 da Japan Airlines, próximo a Nova Déli, na Índia, quando retornava ao Brasil após participar do Festival de Cinema de Melbourne, na Austrália.
A Prefeitura de Niterói informou apenas que registrou um boletim de ocorrência. Já a Polícia Militar afirmou que não foi acionada para a ocorrência. Até o momento, não há informações sobre suspeitos ou sobre a recuperação da peça.
📲 Confira as últimas notícias do Rlagos Notícias
📲 Acompanhe o Rlagos no Facebook , Instagram , Twitter e Thread
