PETRÓPOLIS — O funcionamento irregular do único elevador do Hospital Municipal Nelson de Sá Earp (HMNSE), em Petrópolis, voltou a gerar preocupação após provocar o adiamento de um procedimento cardíaco em uma paciente de 77 anos internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da unidade.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias nacional do Rlagos Notícias no WhatsApp
Segundo informações da Comissão de Direito Médico e da Saúde da OAB Petrópolis, a idosa aguardava desde a última sexta-feira (5) a realização de um cateterismo em outra unidade hospitalar, mas a transferência não teria sido possível devido às falhas apresentadas pelo elevador.
A paciente está internada com um quadro cardíaco considerado grave. De acordo com relatório médico apresentado à comissão, ela sofre de estenose aórtica grave sintomática, além de apresentar histórico de hipertensão arterial, diabetes, dislipidemia e fibrilação atrial.
A UTI do hospital funciona no segundo andar do prédio, tornando o elevador indispensável para o transporte de pacientes que necessitam ser removidos para exames, procedimentos ou transferências hospitalares.
Segundo a OAB Petrópolis, o equipamento permaneceu inoperante durante parte da semana, impedindo a remoção da paciente. O procedimento só foi realizado nesta quinta-feira (11).
A vice-presidente da Comissão de Direito Médico e da Saúde da OAB Petrópolis, Andrea Carius, afirmou que o problema vai além de uma questão estrutural e impacta diretamente a assistência prestada aos pacientes.
A entidade também alerta para possíveis riscos em situações emergenciais, já que o hospital não possui escadas internas adequadas para a remoção rápida de pacientes internados em setores de maior complexidade.
A comissão informou ainda que encaminhou recomendações formais à Secretaria Municipal de Saúde, ao Ministério Público e à Defensoria Pública alertando sobre a situação do elevador, mas afirma não ter recebido retorno sobre medidas definitivas para solucionar o problema.
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde informou que o elevador apresentou um problema técnico que ocasionou o adiamento temporário do procedimento da paciente. Segundo a pasta, o equipamento já foi reparado e voltou a operar normalmente.
A prefeitura também informou que busca recursos para realizar a reforma e modernização do elevador da unidade hospitalar.
📲 Confira as últimas notícias do Rlagos Notícias
📲 Acompanhe o Rlagos no Facebook , Instagram , Twitter e Thread
