BRASÍLIA – Os indicadores de desempenho dos estudantes do ensino médio da rede pública brasileira apresentaram melhora entre 2022 e 2025, segundo dados da segunda etapa do Censo Escolar 2025, divulgados nesta sexta-feira (26) pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias nacional do Rlagos Notícias no WhatsApp
De acordo com o levantamento, a taxa de reprovação caiu 62%, enquanto o abandono escolar recuou 61%. O índice de atraso escolar diminuiu 28% e a aprovação dos estudantes aumentou 11% no período.
Segundo o MEC, os resultados refletem a implementação de políticas públicas voltadas à permanência e ao desempenho dos alunos, como o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, o Escola em Tempo Integral, a Estratégia Nacional de Escolas Conectadas, além do programa Pé-de-Meia, criado em 2024.
“O cenário reflete uma combinação de políticas públicas voltadas à permanência, à aprendizagem e ao aprimoramento das condições de oferta da educação básica”, afirmou o ministro da Educação, Leonardo Barchini.
Permanência nas escolas cresce
O levantamento também mostra que mais estudantes permaneceram matriculados no ensino médio. Entre 2022 e 2025, a taxa de não retorno às salas de aula caiu 28%.
Segundo o presidente do Inep, Manuel Palacios, caso esse indicador tivesse permanecido no mesmo patamar de 2022, o país teria registrado cerca de 250 mil estudantes a menos no ensino médio em 2025.
Programas impulsionaram resultados
O MEC atribui parte da melhora ao programa Pé-de-Meia, que já beneficiou 7,2 milhões de estudantes desde 2024. A iniciativa oferece incentivo financeiro para alunos que frequentam as aulas, concluem o ensino médio, avançam de série e participam do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Na educação básica, o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada também apresentou avanço. O índice de alfabetização passou de 36% em 2021 para 66% em 2025.
Já a educação em tempo integral ampliou sua presença na rede pública. O percentual de matrículas passou de 15,1% para 25,8% entre 2021 e 2025, alcançando 8,8 milhões de estudantes e atingindo, pela primeira vez, a meta prevista no Plano Nacional de Educação (PNE).
Escolas conectadas e crescimento do Enem
Outro destaque foi a expansão da conectividade nas escolas públicas. De acordo com o MEC, o número de unidades com acesso à internet de qualidade aumentou 43,7%, passando de 66,8 mil, em 2023, para 100 mil escolas em 2025. No período, mais de R$ 3 bilhões foram investidos na iniciativa, beneficiando aproximadamente 24 milhões de estudantes.
O Enem também apresentou crescimento. As inscrições de concluintes da rede pública aumentaram 46% entre 2022 e 2025. A partir de 2026, o exame também passará a ser utilizado como instrumento para avaliar a qualidade do ensino médio brasileiro.
📲 Confira as últimas notícias do Rlagos Notícias
📲 Acompanhe o Rlagos no Facebook , Instagram , Twitter e Thread
