Governo Federal renova cota zero para importação de carros elétricos e híbridos por mais seis meses no Brasil

Redação
3 Leitura mínima

BRASIL — O Governo Federal renovou por mais seis meses as cotas de importação com alíquota zero para veículos eletrificados desmontados (CKD) e semidesmontados (SKD). A medida passa a valer a partir de 1º de julho e permitirá a entrada de até US$ 463 milhões em veículos destinados à montagem final no Brasil.

✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias nacional do Rlagos Notícias no WhatsApp

Segundo o ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Márcio Elias Rosa, a decisão tem como objetivo ampliar a oferta de veículos eletrificados no mercado nacional, beneficiar os consumidores com preços mais competitivos e incentivar investimentos da indústria automotiva no país.

De acordo com o ministro, diversas montadoras já iniciaram ou estão em fase de implantação de unidades de produção no Brasil, especialmente nos segmentos de veículos híbridos e híbridos flex.

“A decisão foi tomada para favorecer sobretudo o consumidor e o mercado. Essas montadoras estão se instalando no país para produzir, o que também gera emprego e renda”, afirmou durante entrevista ao programa Bom Dia, Ministro.

A medida foi aprovada pelo Comitê Executivo de Gestão (Gecex) da Câmara de Comércio Exterior (Camex), que também manteve o cronograma de aumento gradual das tarifas de importação para veículos eletrificados.

Pelas regras atuais, os veículos semidesmontados (SKD) passarão a ter tarifa de importação de 35% a partir de julho. Já os modelos desmontados (CKD) permanecerão com alíquota de 14% até o fim de 2026, subindo para 35% em janeiro de 2027.

A decisão recebeu críticas da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), que avalia que a manutenção das cotas pode impactar fabricantes instalados no país e a cadeia nacional de autopeças.

O governo, por outro lado, argumenta que mantém incentivos para empresas que produzam localmente e reforça que as linhas de financiamento e programas de estímulo continuam direcionados às montadoras com operação industrial no Brasil.

Segundo o Ministério do Desenvolvimento, a estratégia busca equilibrar a ampliação da oferta de veículos eletrificados com o fortalecimento da indústria nacional e a atração de novos investimentos para o setor automotivo.

📲 Confira as últimas notícias do Rlagos Notícias
📲 Acompanhe o Rlagos no Facebook , Instagram , Twitter e Thread

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress