
Foto: Adriana Cópio – Secom/PMVR
Volta Redonda – A Prefeitura de Volta Redonda está oferecendo, através da Clínica da Dor — localizada no Acesso Azul do Estádio da Cidadania, no bairro Jardim Paraíba — tratamento gratuito em osteopatia pediátrica para bebês com condições como torcicolo congênito, plagiocefalia (deformidade craniana leve) e refluxo.
Atualmente, dez crianças estão sendo beneficiadas pelo atendimento, que tem como objetivo restaurar a mobilidade, aliviar desconfortos e contribuir para o desenvolvimento motor adequado dos bebês. Os pacientes são encaminhados pela própria rede municipal de saúde e iniciam um protocolo de sessões semanais. Nos casos de plagiocefalia, após reavaliação da equipe especializada, a frequência pode ser ajustada para quinzenal ou mensal, conforme a evolução clínica da criança.
A assistente administrativa Mariana Duarte Sodré, de 29 anos, moradora do bairro Água Limpa, contou que sua filha tem plagiocefalia e hipotonia — diminuição do tônus muscular, que faz com que a cabeça dela fique mole para um dos lados.
“O tratamento, a osteopatia, é muito caro e, como estou desempregada no momento, não temos condições de pagar por esse serviço particular. Por isso, o atendimento gratuito oferecido pela prefeitura é uma oportunidade muito importante para nós, porque ajuda no desenvolvimento motor da minha filha. Estou com uma expectativa muito positiva em relação ao tratamento. Desde a chegada, fomos muito bem acolhidas, e isso faz toda a diferença. A Prefeitura de Volta Redonda está de parabéns por oferecer esse atendimento de qualidade”, disse Mariana.
Fernanda Gomes de Sá, de 39 anos, moradora do bairro Retiro, também elogiou o serviço. Seu filho, hoje com sete meses, iniciou o tratamento há cerca de quatro meses.
“Minha gestação foi de risco e o Lucas nasceu com 37 semanas, ficando 18 dias na UTI por baixo peso. Lá descobriram o torcicolo congênito e ele fez uma simetria craniana nesse período. No primeiro atendimento na Clínica da Dor, ele já virou o pescoço de um lado para o outro. Hoje ele já movimenta, só está cuidando da assimetria craniana mesmo. Estou encantada, porque é um tratamento caro. Eu só tenho que agradecer”, afirmou.
A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com o cuidado integral desde a primeira infância, consolidando Volta Redonda como referência regional em fisioterapia pública e humanizada.
Tratamento
A osteopatia pediátrica é uma abordagem terapêutica manual, baseada nos princípios da anatomia e biomecânica do corpo. O atendimento é realizado por profissionais qualificados, que avaliam detalhadamente cada caso e aplicam manobras seguras e específicas para corrigir disfunções musculoesqueléticas, melhorar a postura e aliviar dores — tudo isso sem uso de medicamentos ou procedimentos invasivos.
“A osteopatia ajuda a equilibrar o tônus muscular e corrigir disfunções que impactam diretamente a qualidade de vida do bebê e da família. É um tratamento de alto custo na rede privada, mas que a prefeitura oferece de forma gratuita, reafirmando seu compromisso com a saúde pública de excelência”, destacou João Paulo Gioseffi Vassallo Filho, coordenador da Clínica da Dor, fisioterapeuta e osteopata.
Serviço é oferecido a todas as idades
Além dos atendimentos infantis, a Clínica da Dor é referência em fisioterapia para todas as faixas etárias, com tratamentos gratuitos via SUS, como Pilates Terapêutico, Reeducação Postural Global (RPG) e a própria osteopatia.
A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, com média de 100 a 150 atendimentos diários. A equipe é composta por fisioterapeutas especializados e conta com o apoio de estagiários da Universidade Estácio de Sá, parceira da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Como acessar o serviço
Para ter acesso ao atendimento, é necessário ser morador de Volta Redonda e apresentar encaminhamento médico da rede pública — especialmente de pediatras, no caso dos recém-nascidos. A triagem é realizada no Centro Municipal de Reabilitação Física (Cemurf), localizado no Acesso Amarelo do Estádio da Cidadania.

Foto: Adriana Cópio – Secom/PMVR
O post VR oferece tratamento gratuito em osteopatia pediátrica para bebês apareceu primeiro em Diário do Vale.