
Foto: Divulgação
Volta Redonda – A cidade de Volta Redonda inaugura, nesta quinta-feira (31), às 19h, o Marco Zero do município. A estrutura está instalada na Praça Cardeal Pacelli, no bairro Niterói, em frente à Igreja de Santo Antônio, um dos marcos históricos da cidade. O local simboliza o ponto de origem da ocupação urbana do município, na área que abrigava o antigo povoado de Santo Antônio da Volta Redonda, nas proximidades da chamada Curva do Rio.
A iniciativa é da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Smdet) e busca conectar a história local ao presente, oferecendo a moradores e visitantes um espaço de valorização da memória e da identidade de Volta Redonda. A proposta também inclui o Marco Zero como novo atrativo turístico e impulsionador da economia criativa.
O ponto passa a integrar o roteiro do city tour “Turistando em VR”, que percorre os principais marcos históricos, culturais e naturais da cidade. Segundo a Smdet, o objetivo é reforçar o sentimento de pertencimento da população e destacar o papel de Volta Redonda como guardiã de memórias e destino de novas experiências.
“Mais do que resgatar a origem da cidade, o Marco Zero é um convite à valorização do nosso território e à construção de novas memórias. É um ponto de partida simbólico e real para pensarmos Volta Redonda como destino turístico e de desenvolvimento”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Sérgio Sodré.
O prefeito Antonio Francisco Neto destacou a importância da iniciativa no contexto do aniversário de 71 anos de emancipação da cidade. “Nossa cidade é jovem, que passou por um acelerado processo de crescimento e desenvolvimento desde a instalação da CSN (Companhia Siderúrgica Nacional) e a posterior emancipação. É muito importante celebrarmos nossa História no mês em que comemoramos os 71 anos de Volta Redonda.”
O post Volta Redonda inaugura Marco Zero na Praça da Igreja de Santo Antônio apareceu primeiro em Diário do Vale.