Volta Redonda forma 840 alunos em cursos de capacitação e oficinas

Redação
4 Leitura mínima

Foto: Adriana Cópio/PMVR

Volta Redonda – A Prefeitura de Volta Redonda realizou, na tarde desta sexta-feira (6), a cerimônia de formatura de 840 alunos que concluíram o Projeto Novos Horizontes e as oficinas de Capacitação e Inclusão Produtiva. A solenidade aconteceu no Clube Comercial, no bairro Colina, reunindo formandos, familiares e autoridades locais.

As formações foram promovidas pelo Departamento de Proteção Social Básica (DPB) da Secretaria Municipal de Assistência Social (Smas), em parceria com o Programa Nacional de Promoção ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho). As atividades ocorreram durante quatro meses em unidades do município, como os Centros de Referência de Assistência Social (Cras), os Centros de Inclusão Produtiva (CIP) dos bairros Vila Mury e Jardim Vila Rica, além do Centro de Educação e Produção Alimentar (CEPA), no bairro São Sebastião.

Os cursos oferecidos no primeiro semestre de 2025 contemplaram diversas áreas, como Cabeleireiro, Barbeiro, Trancista, Designer de Sobrancelha, Manicure, Estética (Massagem Relaxante), Artesanato, Serigrafia, Corte e Costura, Costura Criativa, Culinária e Garçom (Técnicas de Serviços e Bebidas). As oficinas atenderam jovens e adultos com mais de 16 anos.

A secretária municipal de Assistência Social, Rosane Marques, destacou o impacto dos cursos na vida dos participantes. “É com grande satisfação que destaco neste evento a importância dos cursos de inclusão produtiva promovidos pela nossa secretaria. Esses cursos representam muito mais do que uma capacitação técnica: eles são instrumentos de transformação social, de empoderamento e de autonomia para nossas famílias”, afirmou.

Ela reforçou ainda que os cursos são planejados com base nas necessidades da população local. “Cada curso ofertado é pensado com base nas demandas locais, nas potencialidades da nossa comunidade e nas oportunidades do mercado. Ao oferecer capacitação em áreas como culinária, artesanato, costura, informática, beleza, entre outras, estamos abrindo portas para que essas pessoas não apenas aprendam uma profissão, mas também tenham a chance de empreender e construir um futuro com mais segurança e independência”, completou.

O deputado estadual Munir Neto, presente na solenidade, parabenizou os formandos e elogiou o trabalho desenvolvido na cidade. “Fiquei muito feliz de ver o Clube Comercial lotado na formatura dos centros de Inclusão Produtiva. As oficinas são realizadas dentro dos Cras. Por esse motivo que Volta Redonda é referência nesse centro de assistência social, não só no estado do Rio, mas em todo o país. Nós temos 35 Cras, é a cidade do Brasil que tem o maior número de Cras por número de habitantes, mas melhor do que isso: em todas as unidades existem vários projetos e programas. E programas como esse do Centro de Inclusão Produtiva, onde oferece oficinas de qualidade, tudo gratuito para a população de Volta Redonda. Então a felicidade é muito grande e que a gente continue avançando dessa maneira”, declarou.

Foto: Adriana Cópio/PMVR

O post Volta Redonda forma 840 alunos em cursos de capacitação e oficinas apareceu primeiro em Diário do Vale.

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress