Volta Redonda atinge meta de segurança e zera roubos de veículos por 3 meses

Redação
6 Leitura mínima

Foto: Divulgação Semop

Volta Redonda – O município de Volta Redonda completou, na última semana, três meses sem registro de roubos de veículos. Com o marco, a cidade alcançou as metas de redução de criminalidade estipuladas pelo Sistema Integrado de Metas (SIM), do Instituto de Segurança Pública (ISP), base de dados registros criminais e de atividade policial do estado do Rio de Janeiro.

Dados do Ministério dos Transportes indicam uma frota de 158 mil veículos em Volta Redonda, sendo 109 mil carros de passeio e 25 mil motocicletas. O último registro de roubo de veículo no município, é do dia 6 de março. Até a data de hoje, são 94 dias sem esse tipo de crime. Recorde dos últimos 10 anos.

O SIM é dividido em semestres e são levados em consideração para o resultado alguns indicadores estratégicos de criminalidade como letalidade violenta (homicídio doloso, morte por intervenção de agente do Estado, latrocínio e lesão corporal seguida de morte), roubos de veículo, de rua e de carga. No acumulado de janeiro a maio deste ano, por exemplo, Volta Redonda está abaixo da meta em três dos quatro índices, a exceção é o roubo de carga que registrou apenas um caso em fevereiro, mas desde então não apresenta nenhum registro, superando os 100 dias sem esse tipo de crime.

De acordo com a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), os resultados são atribuídos aos investimentos promovidos pela Prefeitura e à parceria com o Governo do Estado. O prefeito Antonio Francisco Neto afirmou que Volta Redonda tem sido pioneira quando o assunto é segurança pública e muito se deve ao trabalho integrado entre as forças, que transmite confiança à população e funciona no combate a qualquer sensação de impunidade.

“Segurança em Volta Redonda se faz com a participação de todos, inclusive da população. Contamos com pessoas muito competentes na área da segurança: o nosso secretário Coronel Henrique; o Coronel Ronaldo Martins, comandante do 5ª CPA; o comandante do 28º BPM, Coronel Moisés Sardemberg; o delegado da Polícia Civil, Vinícius Coutinho; ao coordenador da Operação Segurança Presente, major José Eduardo Silvério; o delegado da Polícia Federal, Carlos Alberto Santos; o comandante da Guarda Municipal, inspetor Silvano. Só temos também que agradecer à parceria com o governador Cláudio Castro, ao secretário de Polícia Militar, Coronel Menezes. Tudo isso traz credibilidade. Não temos medido esforços para uma cidade cada vez mais segura”, afirmou o prefeito.

O secretário municipal de Ordem Pública, Coronel Henrique, afirmou que Volta Redonda vem apresentando queda nos índices de criminalidade e atribuiu aos investimentos em tecnologia, integração entre as forças e as obras estruturais o motivo do sucesso.

“Desde quando chegamos a Volta Redonda, em 2009, temos buscado melhorias com o assessoramento ao prefeito Neto na instalação de alguns aparelhos. Criamos o Ciosp (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública), uma central com monitoramento 24 horas e que temos hoje quase 2 mil câmeras com equipamentos de leitura de placas e sistema de reconhecimento facial, que identificam veículos roubados e já retiraram das ruas foragidos da Justiça de forma inteligente e eficaz”, explicou o secretário.

“Assim também foi com a 5ª Risp (Região Integrada de Segurança Pública) em 2014, quando propusemos que ela ficasse no bairro Vila Mury; e a vinda da 5ª Delegacia de Polícia Judiciária Militar (DPJM) em 2022 para a Ponte Alta, proporcionando que mais de 100 policiais orbitassem nessas duas regiões da cidade. Agora, estruturamos junto com o prefeito o projeto do Batalhão de Ações com Cães (BAC), que ficará no bairro Roma e proporcionará que cerca de 70 policiais orbitem diariamente naquela área. Um ganho para Volta Redonda, mas que vai atender a toda a nossa região”, disse Coronel Henrique.

O secretário disse ainda que a integração entre as forças de segurança, ampliada com a criação da Semop em 2021, e a participação da população são fatores fundamentais na redução dos índices de criminalidade.

“Avançamos muito através de todos os investimentos feitos, da integração entre as forças de segurança e do apoio da população. Hoje contamos com mais de 17 mil pessoas em grupos de WhatsApp da Ordem Pública, um canal de comunicação direto entre os moradores e as forças de segurança. A população entendeu isso e joga junto conosco, nos ajudando com denúncias e adotando boas práticas. Estamos avançando, porque o sucesso na segurança pública só acontece com a participação da sociedade”, concluiu Coronel Henrique

O post Volta Redonda atinge meta de segurança e zera roubos de veículos por 3 meses apareceu primeiro em Diário do Vale.

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress