Volta Redonda – A Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SESAN) de Volta Redonda celebrou nesta semana a aprovação do 1º Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (PLAMSAN) para a construção de políticas públicas voltadas à garantia do Direito Humano à Alimentação Adequada.
De acordo com o secretário municipal da SESAN, Fábio Buchecha, o documento foi construído de forma intersetorial e participativa, com o envolvimento ativo da sociedade civil organizada e do poder público, por meio do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA-VR), da Câmara Intersecretarias de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISANS) e de diversas secretarias e órgãos da administração municipal.
Ainda de acordo com o secretário, a iniciativa representa um passo decisivo na consolidação das políticas públicas de segurança alimentar em Volta Redonda e reforça o compromisso da gestão com o combate à fome, à insegurança alimentar e com o fortalecimento de ações que garantam uma alimentação saudável, adequada e sustentável para toda a população.
A construção do PLAMSAN está em sintonia com as diretrizes do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN), estabelecendo metas e estratégias que buscam ampliar o acesso à alimentação de qualidade, promover a educação alimentar e nutricional, incentivar a agricultura urbana, apoiar a agricultura familiar e outras ações estruturantes no território.
“Essa é uma conquista de todos nós. O plano é um instrumento que vai nos ajudar a planejar, executar e monitorar as políticas públicas de SAN de forma integrada e eficiente. Agradeço a todos que estiveram conosco nessa construção”, destacou Fábio Buchecha.
O post Volta Redonda aprova 1º Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional apareceu primeiro em Diário do Vale.