Volta Redonda – “Eu vou me banhar de arruda e guiné, sai fora olho gordo, vou rezar com muita fé, se é sorte ou azar, o tempo vai dizer, o Bloco da Vida, vem para te benzer”. O refrão do enredo “Se é sorte ou azar, só o tempo dirá” marcou o desfile do Bloco da Vida na noite de sábado (1º) em Volta Redonda. Com 510 integrantes, o maior bloco carnavalesco da Melhor Idade da região percorreu as ruas da Vila Santa Cecília, trazendo um enredo baseado em crenças populares.
Os quatro carros alegóricos exploraram elementos do misticismo. No abre-alas, as cartas de tarô e uma mão gigante com símbolos astrológicos representaram a cartomancia, junto com a comissão de frente caracterizada como ciganas.
Segundo o carnavalesco do Bloco da Vida, Paulo Bernardo, as fantasias trouxeram símbolos supersticiosos como ferraduras de sete furos, trevo de quatro folhas, amuletos da sorte, figas, olho grego e representações de benzedeiras e do povo cigano.
“Temos 48 destaques, 13 alas (incluindo a das baianas) e a bateria do mestre Wellington com 50 componentes. Fizemos as fantasias e todos os adereços em tempo recorde, 28 dias. Todo ano sentimos um frio na barriga, mas no fim tudo dá certo e entregamos muita alegria para os participantes e para a população de Volta Redonda”, disse o carnavalesco.
O prefeito Antônio Francisco Neto acompanhou o desfile e lembrou a história do Bloco da Vida. Ele também comentou sobre sua própria relação com o tema do enredo.
“O Oscar Cardoso criou o Bloco da Vida, estou aqui ao lado do professor José Eduardo que foi um dos criadores também. Até hoje a esposa dele, a Beth, desfila. A música do enredo está de parabéns, está tudo muito bonito, de extremo bom gosto, a população mais uma vez está prestigiando com a gente. Viva o Bloco da Vida, isso não vai acabar nunca”, disse Neto.
Ricardo Ballarini, coordenador do Banco da Cidadania e responsável pelo Bloco da Vida, anunciou um novo desfile no dia 15 de março, na Vila Santa Cecília, com a escola de samba campeã do Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro.
“Quem perdeu a apresentação do Bloco da Vida vai ter a oportunidade de vê-lo na avenida no dia 15, às 20h, em um desfile especial com a campeã do carnaval carioca. Aproveito para agradecer ao prefeito Neto e a todas as secretarias que nos ajudaram, o Bloco da Vida é de toda a prefeitura que faz um trabalho de excelência com os idosos de Volta Redonda”, comentou Ballarini.
História
Criado em 1998, no primeiro mandato do prefeito Antonio Francisco Neto, o Bloco da Vida é o primeiro e maior bloco de carnaval da Melhor Idade na região. Os integrantes são maiores de 55 anos e a maioria participa de projetos municipais voltados para a terceira idade, promovidos pelas secretarias de Esporte e Lazer (Smel) e Assistência Social (Smas), além da Fevre (Fundação Educacional de Volta Redonda), por meio da Academia da Vida Oscar Cardoso. Fotos de Cris Oliveira – Secom/PMVR.
O post [ VÍDEOS ] Bloco da Vida anima o Carnaval de VR com enredo sobre superstição apareceu primeiro em Diário do Vale.