Velório de Preta Gil será nesta sexta no Theatro Municipal do Rio em cerimônia aberta ao público

Redação
3 Leitura mínima

RIO – O velório da cantora Preta Gil, que faleceu no último domingo (20), aos 50 anos, será realizado nesta sexta-feira (25), das 9h às 13h, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, com cerimônia aberta ao público. O local foi escolhido pela família por atender a um desejo expresso da artista em vida, que queria ser velada no maior símbolo da arte e da cultura carioca.

✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias nacional do Rlagos Notícias no WhatsApp

A escolha do Theatro não é apenas uma homenagem à sua trajetória como artista, mas também um gesto de reconhecimento à importância que Preta teve para o entretenimento brasileiro e para os movimentos culturais, sociais e identitários do país. O anúncio foi feito pela família nas redes sociais, junto a mensagens de agradecimento pelo carinho recebido nos últimos dias.

Velório de Preta Gil será na sexta, 25 de julho, com cerimônia aberta ao públicoReprodução / Instagram

Preta Gil morreu em Nova York, onde realizava um tratamento experimental contra o câncer colorretal. Ela havia sido diagnosticada em 2023 e chegou a entrar em remissão, mas sofreu uma recaída agressiva que atingiu o peritônio, linfonodos e ureter. No momento da crise final, passou mal dentro de uma ambulância, quando se preparava para retornar ao Brasil.

O Theatro Municipal, localizado no Centro do Rio, ganhou ainda mais significado após a Prefeitura anunciar nesta terça-feira (22) que o tradicional circuito de megablocos carnavalescos no entorno do espaço agora se chamará “Circuito Preta Gil”, em homenagem ao legado da cantora para o Carnaval carioca e à sua forte presença nos trios elétricos da cidade.

Em uma entrevista concedida ao canal “Põe na Roda”, Preta comentou de forma leve e bem-humorada como imaginava sua despedida: “Quero que seja uma micareta real. Se Ivete for depois de mim, bota ela, mesmo velha, gagá, em cima do trio”, brincou.

Filha de Gilberto Gil e Sandra Gadelha, Preta foi cantora, atriz, empresária, compositora e uma das vozes mais combativas das últimas duas décadas. Deixa o filho Francisco, de 30 anos, e a neta Sol de Maria, de 9. Sua trajetória artística foi marcada por uma postura corajosa e afirmativa nas pautas de representatividade negra, feminismo, diversidade LGBTQIA+ e valorização do corpo real.

📲 Confira as últimas notícias do Rlagos Notícias
📲 Acompanhe o Rlagos no Facebook Instagram , Twitter e Thread

O post Velório de Preta Gil será nesta sexta no Theatro Municipal do Rio em cerimônia aberta ao público apareceu primeiro em Rlagos Notícias.

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress