UniFOA leva educação nutricional lúdica ao Quilombo de Quatis

Redação
4 Leitura mínima

Foto: Divulgação

Volta Redonda / Quatis- Os estudantes do curso de Nutrição do UniFOA que participam do Projeto Integrado III realizaram uma ação com os alunos da escola do Quilombo Santana, em Quatis. Como parte do projeto desenvolvido no local, a turma criou uma música educativa para falar sobre alimentação saudável de forma lúdica e divertida com as crianças.

A ideia surgiu em sala de aula, a partir de uma proposta da professora Thais Pontes, que percebeu o potencial artístico de seus alunos desde o início do semestre. “Propus que cada um compartilhasse uma curiosidade sobre si mesmo, e o Ícaro e a Eliza revelaram seu amor pela música — cantam e tocam instrumentos. Quando começamos a planejar nossa ação no Quilombo, veio a inspiração: por que não levar a música como ferramenta de educação nutricional?”, contou Thais.

A professora destaca que esse tipo de experiência proporciona uma transformação nos estudantes de Nutrição. “Eles desenvolvem competências além da técnica — empatia, escuta ativa, criatividade e senso de responsabilidade social. Projetos como este ajudam a formar nutricionistas mais humanos, conscientes de seu papel como agentes de mudança, especialmente em contextos de diversidade cultural como o Quilombo de Quatis”, afirmou.

Para Thais, ensinar sobre educação nutricional de maneira leve e lúdica não apenas facilita o aprendizado, mas o torna mais significativo. “O aprendizado se torna uma experiência cheia de emoção e propósito. Todos aprendem e crescem juntos: estudantes, professores e comunidade.”

O estudante Ícaro Passos, do 5º período de Nutrição, foi um dos responsáveis por criar e apresentar a música. Ele relata que a vivência foi marcante. “Foi uma experiência gigante ver de perto e entender um pouco da realidade das crianças e do local. Pude conversar com elas através das brincadeiras que inventamos, e achei divertido falar sobre nutrição por outras abordagens, como os jogos e a própria música. A conexão que geramos com as crianças foi essencial para abordarmos a educação alimentar.”

A música apresentada, intitulada “Comer Bem É Divertido”, foi composta por Ricardo e harmonizada por Ícaro, que também criou a melodia. A colega Eliza se juntou à apresentação, dando ainda mais “vida” à ação. “Eu e o Ricardo já conversávamos sobre como a música, os filmes e a arte em geral podiam comunicar sobre nutrição. Foi muito divertido criar essa música e mais ainda poder cantá-la com as crianças”, contou Ícaro.

Para ele, levar a educação alimentar de forma lúdica significa ensinar com leveza e, ao mesmo tempo, reconhecer a seriedade do tema. “Comer é celebrar, como na música, nos jogos e nas brincadeiras. É imprescindível reconhecer a realidade de cada um para falar sobre nutrição no contexto das determinantes sociais delas.”

Foto: Divulgação

 

 

O post UniFOA leva educação nutricional lúdica ao Quilombo de Quatis apareceu primeiro em Diário do Vale.

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress