Setor de turismo pressiona por volta do horário de verão

Redação
3 Leitura mínima

País – A Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) manifestou apoio ao retorno do horário de verão no Brasil. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (25) e destaca os impactos positivos da medida tanto para a organização do consumo energético quanto para o fomento ao turismo, comércio e serviços.

Embora a economia direta de energia elétrica não seja expressiva, segundo a entidade, o principal benefício está na redistribuição do consumo ao longo do dia, o que ajuda a reduzir os picos de demanda e alivia a sobrecarga no sistema elétrico nacional.

A federação afirma que a ampliação do período com luz natural ao final do dia favorece o aumento da circulação de pessoas fora de casa após o expediente, impulsionando atividades como compras, lazer e gastronomia. Restaurantes, bares, centros comerciais e atrações turísticas tendem a registrar maior movimento, beneficiando diretamente a geração de emprego e renda nas cidades.

“O horário de verão tem potencial para estimular a economia local e regional, ao ampliar o tempo disponível para o consumo e as atividades sociais. Além disso, colabora com a eficiência do sistema energético, ao suavizar os picos de demanda que ocorrem no início da noite. É uma medida que pode gerar efeitos positivos em cadeia para diversos segmentos do setor terciário”, afirmou Alexandre Sampaio, presidente da FBHA.

A entidade também destacou que o setor de hospedagem e alimentação é um dos mais sensíveis às variações no comportamento de consumo e mobilidade da população. Nesse sentido, defende que políticas públicas que incentivem a permanência das pessoas nos espaços urbanos por mais tempo, com segurança e infraestrutura adequada, são fundamentais para dinamizar a atividade econômica e ampliar as oportunidades de negócios no país.

A FBHA é uma das maiores entidades sindicais patronais do Brasil, representando cerca de 940 mil empresas, entre hotéis, pousadas, restaurantes, bares e similares, por meio de 67 sindicatos filiados. Integra a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e participa de conselhos como o Conselho Nacional de Turismo (CNT) e o Conselho Empresarial do Turismo (Cetur).

 

O post Setor de turismo pressiona por volta do horário de verão apareceu primeiro em Diário do Vale.

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress