Prefeitura de Resende lança projeto de requalificação do centro histórico

Redação
3 Leitura mínima

Evento de lançamento será nesta segunda-feira, dia 4, às 19h, na Câmara Municipal

A Prefeitura de Resende lança, na próxima segunda-feira, dia 4 de agosto, o projeto de requalificação do Centro Histórico do município, junto ao concurso público nacional de arquitetura realizado em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio de Janeiro (IAB-RJ). A iniciativa marca o início de um processo amplo e estratégico para preservar o patrimônio histórico, revitalizar a região central e impulsionar a economia local com incentivos e nova infraestrutura urbana.

O Centro Histórico de Resende é o principal símbolo do desenvolvimento econômico do município durante o ciclo cafeeiro. Ao longo dos anos, a cidade manteve sua dinâmica econômica com a transição para a pecuária leiteira e, posteriormente, para a industrialização. No entanto, a valorização imobiliária se deslocou para outros bairros, esvaziando a área central e deixando muitos imóveis históricos subutilizados ou abandonados.

O novo projeto da Prefeitura tem o objetivo de reverter esse cenário, estimulando a ocupação da área com novas atividades residenciais e comerciais, incentivando a recuperação dos prédios históricos e promovendo a preservação do patrimônio por meio de instrumentos de incentivos fiscais e urbanísticos. A ideia é transformar os imóveis hoje vistos como passivos em ativos que gerem renda, promovam cultura e atraiam investimentos.

— Revitalizar o Centro Histórico de Resende é um compromisso com o nosso passado e com o futuro da cidade. Vamos transformar a área em um polo de cultura, economia criativa e identidade urbana, devolvendo aos resendenses um espaço que é parte fundamental da nossa história — destaca o prefeito Tande Vieira.

Paralelamente, a Prefeitura também deu início ao processo de licitação do projeto de reforma de importantes prédios históricos públicos, como o Cine Vitória. Em breve, serão recuperados também os demais edifícios, como a Casa de Cultura Macedo Miranda, o Museu de Arte Moderna (MAM) e o antigo prédio da Câmara de Vereadores.

Para os imóveis privados tombados, que também têm grande valor histórico, será lançado um pacote de incentivos fiscais e urbanísticos, além de instrumentos de financiamento que viabilizem as reformas. O objetivo é garantir a conservação desses bens e estimular o uso ativo dentro da nova dinâmica proposta para o Centro Histórico.

A requalificação também incluirá melhorias em infraestrutura urbana, com obras nas redes de água, esgoto, drenagem, pavimentação, acessibilidade e embelezamento de áreas públicas. A expectativa é de que o projeto traga benefícios diretos à mobilidade, ao comércio local, ao turismo e à qualidade de vida da população.

O post Prefeitura de Resende lança projeto de requalificação do centro histórico apareceu primeiro em TV Prefeito.

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress