Operações intensificadas com Guarda Marítima e Romu visam coibir crimes e proteger áreas ambientais em meio ao aumento de visitantes
Durante o período de férias escolares, a Prefeitura de Cabo Frio intensificou as operações de segurança na região do Peró. A movimentação de turistas nas áreas naturais mais visitadas fez a Secretaria de Segurança e Ordem Pública ampliar a atuação da Guarda Marítima e Ambiental, do Grupamento Tático Móvel (GTM) e da Ronda Ostensiva Municipal (Romu), com o objetivo de conter irregularidades e proteger o patrimônio natural.
As ações diárias ocorrem em pontos estratégicos, como o Bosque do Peró, Praia do Calunga, Dunas do Peró e Caravelas, em dois turnos: das 8h às 12h e das 14h às 17h. Em entrevista, o comandante da Guarda Civil, Ângelo Amaral, destacou que a presença ostensiva é voltada à prevenção e orientação dos frequentadores. “Estamos agindo para evitar práticas ilícitas e preservar o que é de todos”, afirmou.
Com a alta visitação, a presença reforçada também visa aumentar a sensação de segurança e a organização urbana. O secretário Leandro Carvalho afirma que o trabalho é feito de forma estratégica. “Nosso foco é garantir um ambiente seguro, ordenado e protegido. Estamos em campo todos os dias, priorizando as áreas que mais demandam atenção.”
A atuação da Guarda conta com apoio da Polícia Militar e agentes do Proeis (Programa Estadual de Integração na Segurança), promovendo uma cobertura integrada nos pontos de maior circulação. A população pode colaborar denunciando irregularidades pelo número 153, disponível 24 horas.
O post Prefeitura de Cabo Frio reforça segurança no Peró para evitar abusos nas férias apareceu primeiro em Lagos Informa.