Estado do Rio – As pré-matrículas para novos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na rede estadual de ensino já estão abertas. Os interessados devem se inscrever, exclusivamente, pelo site www.matriculafacil.rj.gov.br. Quem não tiver acesso à internet pode procurar uma escola estadual para fazer a inscrição presencialmente.
Para se matricular na EJA presencial, o estudante deve ter, no mínimo, 15 anos para o Ensino Fundamental II (da VI à IX fase) e 18 anos para o Ensino Médio. Ao todo, serão oferecidas mais de 45 mil vagas nas escolas da rede estadual.
No Ensino Médio, o curso tem duração de dois anos, divididos em quatro módulos. Dois módulos têm ênfase em Ciências Humanas e os outros dois, em Ciências da Natureza. Em todos os módulos, os alunos cursam também Língua Portuguesa e Matemática. A matriz curricular está adequada às novas diretrizes da EJA.
A Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade da Educação Básica com identidade própria, baseada nos princípios de equidade, diferença e proporcionalidade, e nas funções reparadora, equalizadora e qualificadora. O objetivo é oferecer uma formação de qualidade para estudantes de diferentes perfis e faixas etárias, tanto para quem não teve acesso à escola como para quem precisou abandonar os estudos.
Com a certificação da educação básica, o estudante pode ingressar em cursos técnicos ou superiores e conquistar melhores oportunidades no mercado de trabalho.
“A EJA promove o desenvolvimento em todas as suas dimensões: intelectual, física, emocional, social e cultural. É muito importante termos cidadãos formados para executarem projetos que proporcionem qualidade de vida e, consequentemente, fortaleçam a economia e aumentem as possibilidades de atuação no mercado de trabalho. A educação proporciona muito mais do que apenas o aprendizado de conteúdos”, afirmou a secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto.
Como se inscrever
No ato da inscrição, o candidato ou responsável deve escolher a unidade escolar desejada. A alocação será feita por ordem de conclusão da inscrição, conforme a disponibilidade de vagas.
Após essa etapa, a vaga será reservada e o candidato receberá uma convocação por e-mail. É necessário comparecer à unidade em até dois dias úteis para confirmar a matrícula, ou a reserva será cancelada. Para quem se inscrever entre 21 e 25 de julho, a confirmação deve ser feita até o dia 29.
Ao comparecer à escola, o candidato deverá apresentar certidão de nascimento ou casamento, identidade e CPF (se tiver). Todos os documentos devem ser originais. Também é preciso levar o histórico escolar ou uma declaração da última escola frequentada, com a série em que o estudante está habilitado a ingressar.
Se o candidato for menor de idade, o responsável legal deve apresentar originais e cópias da identidade e do CPF. O comprovante de residência também é obrigatório e deve ter o mesmo endereço informado na pré-matrícula.
Caso algum dos documentos não esteja disponível, será necessário preencher um Termo de Responsabilidade, fornecido pela escola.
As unidades escolares estão abertas de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 20h — com variações em algumas regiões, podendo funcionar apenas em um dos três turnos.
O post Pré-matrículas para EJA vão até esta sexta-feira pela internet apareceu primeiro em Diário do Vale.