No último sábado (26), a Praça CEU, em Itaguaí, recebeu a Roda de Capoeira da Praça. A iniciativa marcou o início das aulas gratuitas da modalidade, que agora integram as atividades culturais do espaço aos fins de semana. Conduzida pelo mestre Gilson, morador do bairro Chaperó, a roda atraiu interessados de diversas idades. Ao som do berimbau, cantos e palmas, a atividade celebrou a ancestralidade e a força coletiva da capoeira, considerada Patrimônio Cultural do Brasil.
Roda de Capoeira da Praça
A aula inaugural faz parte das ações promovidas na Praça CEU, que valorizam lideranças locais e práticas culturais populares. Durante a roda, crianças, jovens e adultos participaram ativamente, reforçando o papel da capoeira como prática inclusiva, educativa e identitária. A iniciativa fortaleceu o vínculo entre a comunidade e o espaço público, promovendo pertencimento e troca de saberes.
Além do aspecto cultural, a proposta visa ocupar a praça com atividades regulares e acessíveis. As aulas de capoeira com o mestre Gilson ocorrerão sempre aos sábados, gratuitamente e são abertas ao público de todas as idades.

A programação faz parte de um conjunto de ações voltadas à dinamização da Praça CEU como espaço vivo e acessível à população. Segundo a equipe do local, outras oficinas e rodas culturais estão em fase de articulação.
Leia mais: Mangaratiba terá nova creche com mais de 180 vagas na Praia do Saco
O post Praça CEU dá início às aulas de capoeira apareceu primeiro em Jornal Atual – Notícias da Costa Verde e Zona Oeste do Rio.