SÃO GONÇALO, NOVA IGUAÇU E DUQUE DE CAXIAS – A Polícia Civil do Rio de Janeiro realizou nesta terça-feira (29) a Operação Tolueno para desarticular uma quadrilha especializada no furto e na receptação de solventes usados ilegalmente na fabricação de tintas. A ação foi coordenada pela Delegacia do Consumidor (Decon) e resultou no cumprimento de seis mandados de busca e apreensão em São Gonçalo, na Região Metropolitana, e em Nova Iguaçu e Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.
Clique aqui para seguir o canal de notícias nacional do Rlagos Notícias no WhatsApp
Durante a operação, um homem foi preso, e os agentes apreenderam telefones celulares, computadores e vistoriaram seis locais. A investigação teve início após a denúncia de uma empresa legalizada, que foi vítima do desvio dos produtos químicos. Segundo a polícia, funcionários da própria empresa participaram do esquema, repassando os solventes a outros integrantes da quadrilha. O material era então direcionado a uma fábrica de tintas, onde era utilizado sem qualquer autorização legal.
Na fábrica, os policiais encontraram substâncias químicas sem licença ambiental, e o proprietário foi autuado por crime ambiental e posse irregular de arma de fogo. Ele foi conduzido à sede da Decon.
O tolueno, substância central do esquema, é amplamente utilizado em tintas, thinner e removedores, mas também pode ser empregado na fabricação de explosivos e drogas. Por isso, sua comercialização é controlada pela Polícia Federal.
De acordo com os investigadores, a cadeia criminosa operava há pelo menos um ano. As investigações continuam para identificar e responsabilizar todos os envolvidos.
Confira as últimas notícias do Rlagos Notícias
Acompanhe o Rlagos no Facebook , Instagram , Twitter e Thread
O post No Rio, polícia estoura esquema de desvio de tolueno usado ilegalmente por fábrica de tintas, e um vai preso apareceu primeiro em Rlagos Notícias.