Nilópolis oferece vagas de emprego para idosos em evento

Redação
5 Leitura mínima
A aposentadoria não é mais suficiente para cobrir os gastos do dia a dia, e o número de idosos que buscam uma vaga de emprego vem crescendo. Em Nilópolis, a Secretaria de Trabalho, Emprego e Desenvolvimento Econômico tem promovido ações voltadas à Geração Prateada. Nesta segunda-feira (28/7), foi realizado um evento em comemoração ao Dia Municipal do Idoso, com palestras, cursos e serviços gratuitos no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ).

Nilópolis é o município com maior percentual de pessoas idosas da Baixada Fluminense. Segundo dados do Censo Demográfico 2022, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 20% da população do município já atingiu a terceira idade.

Entre os projetos promovidos pela secretaria está Geração Prateada, que já conseguiu inserir 139 idosos no mercado de trabalho, em parceria com empresas locais. As secretarias de Saúde, Esporte, Cidadania e Desenvolvimento Social também participaram do evento.

Durante o evento, foram ofertadas vagas de emprego com foco em profissionais experientes. Também foram realizadas palestras sobre elaboração de currículos, comportamento em entrevistas, estratégias para reinserção no mercado de trabalho, além de temas como saúde, direitos da terceira idade e qualidade de vida.

Na palestra ‘Os caminhos para o emprego’, o secretário da pasta, Eduardo Amorim, interagiu com os participantes e perguntou qual dificuldade eles passam para conseguir uma vaga. As respostas foram idade, escolaridade, falta de experiência, qualificação profissional, distância do local de trabalho, ausência de indicações e questões de acessibilidade.

Miriam da Silva, de 68 anos, saiu do emprego como segurança em um supermercado há três meses, após o falecimento da irmã. Moradora de Coelho Neto, na zona norte do RJ, ela veio até Nilópolis em busca de uma nova oportunidade.

“Nós idosos precisamos nos manter ativos. Se a saúde e a mente estão boas, podemos estar no mercado de trabalho. É importante estudar e se atualizar, tudo está em constante mudança. Eu não tenho casa própria, preciso pagar aluguel, a renda da aposentadoria não é suficiente. As empresas precisam ter um olhar diferenciado para os idosos, pois nossa mente está ativa”, contou Miriam.

O evento reuniu centenas de pessoas, tanto desempregadas quanto empregadas que desejam outras oportunidades. Vanilda da Silva, de 59 anos, está há nove anos no mesmo trabalho e procura por algo mais próximo de casa. Ela ficou sabendo da ação por meio do filho, de 16 anos, que conseguiu uma vaga de jovem aprendiz pela Secretaria de Trabalho, em março. “Já que meu filho conseguiu, também vou conseguir, né? Muito importante este tipo de ação. Tanto pra nós, que estamos na idade avançada, quanto para os jovens que estão iniciando agora.”

As ações voltadas ao público com 60 anos ou mais já têm participação garantida. Gilberto Matias, de 61 anos, está desempregado há um ano e participa de todos os eventos. “Acompanho os eventos promovidos por eles, considero muito proveitosos. Estou sempre participando, já sou conhecido por aqui. Pretendo me inscrever nos cursos também. Ainda não fiz nenhum.”

Ao final, 35 pessoas foram encaminhadas para entrevista de emprego. O encaminhamento continuou nesta terça-feira (29/7), com a seleção de mais 82 idosos. No total, 117 participantes passaram para o processo seletivo, com chance de conquistar uma nova oportunidade no mercado de trabalho.

O secretário Eduardo Amorim destacou a parceria com as secretarias e anunciou novos planos. “Este evento representa um esforço conjunto, visando envolver diversas secretarias em uma rede de ações voltadas à Geração Prateada. Acreditamos que o apoio de todas as secretarias é fundamental para o sucesso dessa iniciativa. Planejamos um evento maior na quadra da Beija-Flor, uma Expo dedicada aos idosos, que reunirá ainda mais empresas e ampliará as oportunidades de emprego”.

A Secretaria de Trabalho criou um grupo de WhatsApp voltado para a Geração Prateada. com o objetivo de compartilhar informações relevantes, como vagas de emprego, cursos, workshops e outras oportunidades de desenvolvimento profissional. Para participar, é preciso adicionar o número (21) 993535890 e enviar uma mensagem pelo aplicativo.

A Secretaria de Trabalho, Emprego e Desenvolvimento Econômico está localizada na Rua Pedro Álvares Cabral, nº 995, Centro de Nilópolis.
Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress