Municípios se reúnem em Barra Mansa para discutir tratamento do câncer

Redação
2 Leitura mínima

Foto: Chico de Assis

Barra Mansa – A cidade de Barra Mansa sediou, nesta quarta-feira (30), o Fórum dos Conselhos Municipais de Saúde da Região do Médio Paraíba. Realizado no Parque Natural de Saudade, o encontro reuniu representantes da Santa Casa de Barra Mansa e membros dos conselhos das cidades de Resende, Itatiaia, Barra do Piraí, Rio Claro, Volta Redonda, Piraí, Rio das Flores, Quatis e Porto Real. O fórum acontece mensalmente, sendo cada edição sediada em um município diferente.

Nesta edição, o principal tema debatido foi o serviço prestado pela Unidade de Oncologia de Barra Mansa (Unacon/Oncobarra), localizada no Centro, anexa à Santa Casa. A unidade é referência no tratamento oncológico para 28 municípios do Médio Paraíba e de outras regiões do estado do Rio de Janeiro.

De acordo com o secretário de Saúde de Barra Mansa, Sérgio Gomes, o fórum é um espaço estratégico para o diálogo entre os municípios, com foco na construção coletiva de soluções para os desafios da saúde pública.

“Hoje, nosso foco foi explicar o funcionamento da pactuação com os governos federal e estadual, elucidar questões relacionadas aos tetos de repasse e aos custos dos serviços oncológicos, além de apresentar a situação financeira atual. O objetivo foi sensibilizar os municípios para que encaminhem a situação ao Conselho Estadual de Saúde e contribuam na busca de providências que regularizem os repasses e possibilitem a troca do equipamento de radioterapia, cuja substituição já foi solicitada ao Ministério da Saúde”, destacou.

Ainda segundo Sérgio, o evento reforça a importância da cooperação entre os municípios. “Esses encontros são essenciais para fortalecer a rede de saúde pública e garantir à população de cada cidade o acesso a tratamentos de qualidade, principalmente para os pacientes oncológicos da região”, finalizou.

 

 

O post Municípios se reúnem em Barra Mansa para discutir tratamento do câncer apareceu primeiro em Diário do Vale.

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress