Barra do Piraí – O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) fixou o prazo até o dia 16 de junho para que a empresa Viação Itapetinga apresente uma solução sobre a transferência dos créditos retidos nos cartões de transporte utilizados por passageiros em Piraí. A medida foi discutida em reunião realizada no último dia 5 de junho, com a participação de representantes da Prefeitura de Piraí e da empresa, promovida pela 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo Barra do Piraí.
A reunião integra as ações de um inquérito civil instaurado pelo MPRJ para investigar possíveis irregularidades na contratação emergencial da Viação Itapetinga pelo município, além da legalidade no processo licitatório para a concessão do serviço de transporte coletivo de passageiros.
Segundo o secretário municipal de Ordem Pública e Mobilidade Urbana de Piraí, Luiz Carlos Vidal Barroso, a prefeitura já tentou obter uma solução diretamente com a empresa, mas ainda não houve retorno.
A Promotoria expressou preocupação com a situação dos usuários que ainda possuem créditos nos cartões da antiga operadora e não conseguem utilizá-los após a mudança na empresa responsável pelo serviço. Por isso, estabeleceu que a Viação Itapetinga deve apresentar ao município e ao MPRJ os dados sobre os valores acumulados, o procedimento para a portabilidade dos créditos – incluindo a articulação com a empresa Sindpass, que opera o sistema de bilhetagem atualmente – e as orientações aos usuários sobre como transferir os créditos para os novos cartões.
Cidadãos que enfrentarem dificuldades no processo poderão encaminhar denúncias e dúvidas à Promotoria por meio do endereço Rua José Alves Pimenta, nº 1.045, 2º andar, bairro Matadouro, em Barra do Piraí; pelo e-mail 1pjtcobpi@mprj.mp.br; pelo telefone (24) 2444-3310; ou ainda através do canal da ouvidoria do MPRJ disponível no site da instituição ou por telefone.
Nesta segunda-feira (9), o DIÁRIO DO VALE tentou, por diversas vezes, contato com a Viação Itapetinga para obter esclarecimentos sobre a situação, mas não obteve retorno até o fechamento desta matéria. O espaço permanece aberto caso a empresa queira se manifestar.
O post MPRJ cobra solução para créditos retidos em cartões de transporte em Piraí apareceu primeiro em Diário do Vale.