
Decisão ocorre após Zambelli ter anunciado que estaria em viagem rumo à Europa, apesar de sua assessoria ter informado que ela estaria nos Estados Unidos (Foto – Bruno Spada)
País – O ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes decretou, nesta quarta-feira (4), a prisão da deputada Carla Zambelli, além de ter realizado o pedido à Polícia Federal de incluí-la na lista de difusão vermelha da Interpol.
Moraes determinou ainda o bloqueio dos passaportes (inclusive o diplomático) e do salário da deputada e de qualquer outra verba de gabinete paga pela Câmara. Os recursos serão destinados ao pagamento das multas impostas pela condenação por invasão ao sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
A decisão do ministro ocorre após Zambelli ter anunciado que estaria em viagem rumo à Europa, apesar de sua assessoria ter informado que ela estaria nos Estados Unidos, na Flórida.
O que é a difusão vermelha?
A difusão vermelha é um dos principais mecanismos da Interpol, entidade que articula a cooperação entre as forças de segurança de 196 nações. Esse tipo de comunicado funciona como um aviso global, solicitado por um país integrante, com o objetivo de localizar e capturar indivíduos considerados foragidos da Justiça.
O comunicado reúne informações detalhadas sobre o procurado – como nome completo, data de nascimento, nacionalidade, sinais físicos e digitais, além de um resumo das acusações ou crimes pelos quais ele é investigado ou já foi condenado. Com informações da Agência Brasil.
O post Moraes decreta prisão e manda incluir Zambelli na lista da Interpol apareceu primeiro em Diário do Vale.