Mãe denuncia que filha com tuberculose foi atendida por recepcionista em posto de saúde em Queimados

Redação
3 Leitura mínima

QUEIMADOS – A mãe de uma criança com tuberculose registrou queixa contra uma unidade de saúde em Queimados, na Baixada Fluminense, após a filha, de apenas seis anos, ser atendida por uma recepcionista em vez de uma médica. Segundo o relato de Jaciane Oliveira Rosa, a médica responsável pelo caso estava em casa e repassou as orientações por telefone, com base em fotos enviadas pela funcionária.

✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias nacional do Rlagos Notícias no WhatsApp

O atendimento ocorreu na última quarta-feira (11), no Programa de Controle de Tuberculose da cidade. A filha de Jaciane, que tem tuberculose glanular —forma não transmissível da doença, mas que exige acompanhamento contínuo—, frequenta a unidade desde novembro. Segundo a mãe, em oito meses, a médica só atendeu a criança presencialmente em quatro ocasiões.

“Ela [a médica] não deu justificativa nenhuma. Eu questionei por que ela não estava no posto, já que havia outras crianças também em tratamento. E a funcionária me disse que ela daria orientações pelo telefone”, relatou Jaciane.

De acordo com a prefeitura, a médica Maria Manoela está em processo de aposentadoria e será substituída. Em nota, o município alegou que, para não interromper o tratamento, a médica teria optado por orientar o atendimento remotamente, pois já conhecia o histórico da paciente.

A mãe registrou boletim de ocorrência na delegacia da cidade, que classificou o caso como exercício ilegal da medicina. A receita entregue à família não continha assinatura, apenas carimbo da unidade de saúde.

Jaciane também participou de uma reunião na Prefeitura de Queimados e procurou a Ouvidoria, onde foi informada que providências seriam tomadas em até 15 dias. No entanto, ela afirma que, na reunião, houve pressão para que retirasse a denúncia. “Deram a entender que eu estava prejudicando alguém que agiu por amor, mas minha filha tem 18 caroços novos e a médica sequer a viu”, disse.

Uma nova consulta da criança foi agendada para o próximo dia 18, no Instituto de Pediatria Martagão Gesteira, no Fundão. A Polícia Civil investiga o caso.

📲 Confira as últimas notícias do Rlagos Notícias
📲 Acompanhe o Rlagos no Facebook , Instagram , Twitter e Thread

O post Mãe denuncia que filha com tuberculose foi atendida por recepcionista em posto de saúde em Queimados apareceu primeiro em Rlagos Notícias.

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress