
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa, nesta segunda-feira (28), da cerimônia de inauguração da Usina Termelétrica GNA II, no Porto do Açu, em São João da Barra, no Norte Fluminense. Ao lado da primeira-dama Janja da Silva e do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, o presidente é acompanhado por autoridades estaduais, prefeitos de cidades vizinhas e representantes da diretoria da usina.
A solenidade, marcada para as 11h, celebra o início das atividades da maior e mais eficiente usina termelétrica a gás natural do país. Com capacidade instalada de 1,7 GW — ou 1.673 MW, segundo a autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) — a GNA II tem potencial para abastecer aproximadamente 8 milhões de residências.
O empreendimento integra o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal e recebeu investimentos da ordem de R$ 7 bilhões. Durante sua fase de construção, a obra gerou cerca de 10 mil empregos diretos e indiretos, contribuindo para o desenvolvimento econômico da região.
A UTE GNA II entra oficialmente em operação comercial a partir de 31 de maio de 2025 e, junto à UTE GNA I, posiciona o Porto do Açu como o maior polo de geração a gás natural da América Latina. O projeto também é estratégico para a segurança energética nacional e para o avanço da transição energética no país, ao oferecer uma fonte mais limpa e firme de eletricidade.
LEIA TAMBÉM
Lula inaugura maior usina a gás natural do país no Porto do Açu, São João da Barra
O post Lula inaugura UTE GNA II no Porto do Açu, em São João da Barra apareceu primeiro em J3News.