
Foto: Divulgação
Volta Redonda – A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), em parceria com o Instituto Dagaz, promove no próximo dia 11, às 19h, na Praça do Rodo, no bairro Vila Rica/Tiradentes, uma atividade em alusão ao “Junho Violeta” – mês de conscientização e combate à violência contra a pessoa idosa. A ação integra um movimento de fortalecimento dos direitos da pessoa idosa.
Na ocasião, atividades culturais e esportivas gratuitas reforçarão a importância do respeito aos direitos dos idosos. Entre as atrações, destaca-se a exibição do filme “A Bicicleta do Vovô”, do diretor Henrique Dantas e da Hamac Produções, de Salvador (BA). A exibição faz parte do projeto Cinestesia às Margens, do Instituto Dagaz, que tem como proposta diminuir distâncias e democratizar o acesso à arte, cultura e informação.
Por meio da Patrulha do Idoso, a Secretaria Municipal de Ordem Pública pretende fortalecer e ampliar a divulgação dos direitos garantidos pelo Estatuto da Pessoa Idosa, com o objetivo de conscientizar a população e contribuir para a redução da violência contra pessoas com mais de 60 anos.
O secretário municipal de Ordem Pública, coronel Henrique, destacou que Volta Redonda valoriza seus idosos com ações nas áreas de esporte, assistência social, cultura e, atualmente, com um trabalho consistente de proteção.
“Diariamente atuamos para fortalecer os direitos dos idosos e combater situações de abuso e violência. Neste dia, em parceria com o Instituto Dagaz, realizaremos esse grande movimento com atividades que façam os idosos se sentirem prestigiados, promovendo a defesa da Melhor Idade. A melhor solução para combater a violência contra os idosos é a prevenção – e ela começa com a informação”, afirmou o secretário.
Outras duas apresentações em parceria com o Instituto Dagaz estão programadas: uma no dia 27 de junho, no bairro Sessenta, e outra em 1º de outubro, na Vila Santa Cecília, em comemoração ao Dia do Idoso. No ano passado, o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa (15 de junho) também foi celebrado com atividades da Semop e do Instituto Dagaz na Biblioteca Municipal Raul de Leoni, reunindo centenas de pessoas. O evento contou com exibição de filmes, apresentações de capoeira, show musical com o projeto “Arena da Viola”, oficina de defesa pessoal e distribuição de pipoca.
Para Marinez Fernandes, gestora do Instituto Dagaz, a parceria com a Semop neste Junho Violeta é essencial para conscientizar os idosos sobre seus direitos.
“Através do Cinestesia às Margens, estamos levando informação e promovendo discussões por meio do cinema, estimulando, de forma lúdica, a reflexão e o empoderamento social da Melhor Idade”, ressaltou Marinez.
Rede de proteção é referência
Mais de 10 mil pessoas já foram capacitadas pela Semop sobre o Estatuto da Pessoa Idosa, inclusive em outros municípios. O serviço tornou-se referência e inspirou dois programas do Governo do Estado do Rio de Janeiro: o Disque Idoso 165 e a Patrulha 60+, voltados para garantir a qualidade de vida dos idosos e combater a violência, capacitando a população para identificar situações de risco e buscar ajuda.
Botão de ajuda com GPS
Em Volta Redonda, idosos vítimas de violência contam com tecnologia para proteção: o “botão de pedido de ajuda”. Com um simples toque, o dispositivo com georreferenciamento (GPS) envia, de forma silenciosa, a localização da vítima, permitindo que a Polícia Militar e a Guarda Municipal atuem rapidamente.
Como denunciar violência contra idosos?
Denúncias de violações podem ser feitas pelos seguintes canais:
Polícia Civil (NUAI – 93ª DP): 197
Guarda Municipal: 153
Disque Direitos Humanos: 100
Polícia Militar: 190
Patrulha do Idoso ou Assistência Jurídica da SMAS
O post Junho Violeta: VR promove mobilização em defesa da pessoa idosa apareceu primeiro em Diário do Vale.