O julgamento que decidiria o futuro político de Rubem Vieira, o Doutor Rubão (Podemos), à frente da Prefeitura de Itaguaí, foi adiado para a próxima quinta-feira (7). A sessão no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) foi retirada de última hora da pauta das 19h.
A presidente do TSE explicou que a mudança ocorreu devido à posse de novos ministros. Após uma solenidade no plenário, ela anunciou o adiamento da pauta jurisdicional e administrativa do dia. A magistrada pediu desculpas aos advogados presentes, “considerando agora que vamos para os cumprimentos dos ministros empossados”, decidiu.
Reação dos moradores de Itaguaí
Diante do anúncio, moradores do município soltaram fogos de artifícios em diversos bairros da cidade. A manifestação chamou atenção nas redes sociais, sendo interpretada por muitos como uma demonstração de apoio ao atual prefeito. Outros, no entanto, veem o gesto como símbolo da tensão que domina o cenário político local.
Histórico de Rubão
Rubem Vieira continua no cargo por força de liminar. A decisão foi concedida pelo ministro Dias Toffoli, em 16 de junho. O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) havia indeferido o registro de candidatura de Rubão. Desde então, a cidade vive um impasse jurídico.
Se o TSE confirmar a decisão do TRE-RJ, Rubem poderá ser afastado. Nesse caso, a cidade pode realizar novas eleições ainda este ano. Enquanto isso, a gestão segue em caráter provisório. Até lá, Itaguaí segue dividida entre apoiadores e críticos da atual administração.
Leia mais: TSE decide quem comanda Itaguaí na terça-feira (5)
O post Julgamento de Rubão é adiado para quinta-feira (7) apareceu primeiro em Jornal Atual – Notícias da Costa Verde e Zona Oeste do Rio.