Um macaco-prego e uma cobra jiboia foram capturados pelo Corpo de Bombeiros, na manhã desta segunda-feira (28/07), nos bairros Areia Branca e Heliópolis, pelo Destacamento de Bombeiro Militar (2/4 DBM), do Parque São Bernardo, em Belford Roxo. As ações contaram com a parceria da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Animal.
O macaco-prego foi capturado após invadir e destruir alguns objetos em uma residência na Rua llana, 202, próximo à feira que acontece todos os domingos. Existe a possibilidade do primata ser vítima de comércio ilegal de animais na região.
A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Animal foi acionada e realizou o transporte em jaula do macaco-prego, a princípio do gênero sapajus nigritus, para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) do Ibama, no município de Seropédica.
Habitat natural
“O animal será direcionado para CETAS para uma avaliação completa com veterinários, e depois fazer a reinserção no seu habitat natural. Essa parceria com o Corpo de Bombeiros é muito importante. Damos esse suporte de orientação, a Secretaria de Proteção Animal é mais voltada para animais domésticos. Para os animais selvagens, nesses casos, nós damos essas orientações para onde esses animais devem ser levados, após sua remoção, quando aparecem em áreas urbanas e residenciais, para serem colocados de volta na natureza em ambientes naturais”, destacou a subsecretária municipal de Proteção Animal, Jessica Caputo, lembrando que a Polícia Militar, conta com o Comando de Polícia Ambiental (CPAm) responsável pela recuperação de animais silvestres, apreensão de materiais ilegais e outras ações de proteção ambiental.
O macaco-prego será avaliado e ficará em quarentena e depois será alocado com os demais. Atualmente, o CEPAS encontra-se em super lotação da espécie, pois todos os mantenedores cadastrados no CETAS estão lotados.
Para mais informações sobre o envio de animais para o CEPAS o e-mail de contato é: cetas.rj@ibama.gov.br.
Resgate da jiboia
Ainda na parte da manhã, os bombeiros militares resgataram uma jiboia às margens do Rio Botas, na altura do bairro Heliópolis. Os militares acreditam que o réptil tenha sido deslocado pelo rio, depois das fortes chuvas que caíram no município na última sexta-feira (25/07). O animal foi devolvido ao seu habitat natural em uma área de preservação na altura da Bayer.
“Importante essa parceria com a Secretaria Municipal de Proteção Animal para que possamos ter o destino correto dos animais e tirar o perigo de perto da população que nos aciona para o resgate”, disse o cabo bombeiro militar Márcio Moura que atua no DBM de Belford Roxo.
O número do Corpo de Bombeiros é 193.