RIO DE JANEIRO – A 17ª Cúpula do Brics chegou ao fim nesta segunda-feira (7) com a tradicional foto de família, desta vez com presença ampliada de 35 chefes de Estado e de governo, entre membros permanentes, países parceiros e organizações convidadas. O clique simbólico foi feito no salão principal do Museu de Arte Moderna (MAM) e marcou o encerramento do encontro iniciado no domingo.
Clique aqui para seguir o canal de notícias nacional do Rlagos Notícias no WhatsApp
Além dos países-membros — Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Indonésia e Irã — o registro incluiu representantes de Belarus, Bolívia, Cazaquistão, Cuba, Malásia, Nigéria, Tailândia, Uganda e Uzbequistão, além de convidados como Chile, Uruguai, Vietnã, ONU, OMS, OMC, União Africana e o Novo Banco de Desenvolvimento (NDB).
A imagem corrige simbolicamente a ausência da Arábia Saudita, que não compareceu à foto de abertura da cúpula no domingo. A ausência da delegação saudita na primeira sessão não teve explicação oficial, apesar de o ministro das Relações Exteriores constar na lista de confirmados.
Após a foto oficial, os líderes participaram de uma plenária dedicada a temas centrais, como mudanças climáticas, saúde global e os preparativos para a COP-30, que ocorrerá em novembro, em Belém (PA). A expectativa é pela divulgação de duas declarações conjuntas: uma sobre o enfrentamento da crise climática e outra voltada à erradicação de doenças socialmente determinadas — até o momento, Cuba, Bolívia e Malásia aderiram formalmente aos textos.
Ainda nesta segunda, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva cumpre os últimos compromissos da cúpula, incluindo um encontro com o presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, e participação no Fórum Empresarial Brasil–Índia, no Museu do Amanhã. O retorno a Brasília está previsto para as 17h.
A cúpula do Brics também resultou em uma declaração final conjunta, divulgada no domingo, com críticas ao atual sistema multilateral e defesa de reformas no FMI, Banco Mundial e Conselho de Segurança da ONU. O texto ainda condena ataques ao Irã, reafirma o apoio à criação de um Estado Palestino e reforça o papel do Sul Global na nova ordem internacional.
Confira as últimas notícias do Rlagos Notícias
Acompanhe o Rlagos no Facebook , Instagram , Twitter e Thread
O post Foto de família com 35 líderes marca encerramento da Cúpula do Brics no Rio apareceu primeiro em Rlagos Notícias.