Expo VR 2025 debate futuro do Sul Fluminense com autoridades estaduais

Redação
4 Leitura mínima

Foto: Mayra Gomes

Volta Redonda – A abertura da programação técnica da Expo VR 2025 teve como destaque a primeira roda de conversa do Desenvolve RJ, que reuniu autoridades estaduais para discutir “O Futuro do Sul Fluminense”. A mesa foi mediada pelo jornalista e especialista em política e economia George Vidor e contou com a participação da secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado do Rio de Janeiro, Fernanda Curdi; da secretária de Estado da Mulher, Heloísa Aguiar; e do secretário de Turismo, Gustavo Tutuca.

Durante o debate, Fernanda Curdi abordou os impactos das recentes mudanças econômicas no estado, destacando a criação de um grupo de trabalho técnico para analisar os efeitos do chamado “tarifaço”.

“O mundo vive um momento conturbado diante dos últimos anúncios do tarifaço. Nós criamos um grupo técnico com diversas secretarias e estamos aprofundando os impactos. No Rio de Janeiro, o efeito tem sido menor porque o nosso carro-chefe é o petróleo. Ainda assim, estamos dedicados a proteger nossa indústria e preservar os empregos fluminenses. Essa é uma diretriz clara do governador”, afirmou a secretária.

Fernanda também falou sobre o potencial logístico da região, citando a possível retomada do porto de Angra dos Reis. “O porto pode passar por uma retomada e voltar a buscar café. Pode ser uma boa rota”, destacou.

O secretário de Turismo, Gustavo Tutuca, ressaltou a importância do setor para a economia do estado e detalhou as estratégias adotadas desde a pandemia para fortalecer o turismo no interior. “O turismo é uma das nossas principais vocações. Gera empregos e movimenta a economia. Regiões como o Sul Fluminense, Costa Verde e Vale do Café sentiram impactos positivos com as nossas medidas pós-pandemia”, disse.

Tutuca explicou que o trabalho começou com a valorização do turismo local, seguiu com ações voltadas aos turistas impedidos de viajar para o exterior e, por fim, envolveu a participação em feiras internacionais. “Com incentivo, conseguimos colocar eventos como a Expo VR, a Flip e o Festival de Mauá no mesmo patamar de grandes atrações da capital. É um trabalho constante de promoção.”

O secretário ainda destacou investimentos em infraestrutura. “O aeroporto de Resende logo estará apto a receber voos comerciais. E as reformas dos aeroportos de Angra e Paraty também estão em andamento. São gargalos que estão sendo superados”, disse.

Empreendedorismo feminino

A secretária de Estado da Mulher, Heloísa Aguiar, reforçou a importância de políticas públicas voltadas para o fortalecimento da presença feminina na economia. Ela defendeu que o avanço do empreendedorismo feminino nos municípios depende diretamente do enfrentamento à violência de gênero e do incentivo à liderança de mulheres.

“Precisamos ter mais políticas para mulheres nos municípios. Os números de violência contra a mulher ainda são altos. Precisamos de políticas afirmativas, com mulheres em cargos de liderança, para que possamos ter transversalidade. Só assim poderemos falar em mais negócios e incentivar mulheres a crescerem com seus empreendimentos nas cidades”, afirmou.

Heloísa destacou que a pasta tem atuado diretamente nos municípios, promovendo diagnósticos locais para oferecer cursos e concursos voltados para mulheres. “A Secretaria da Mulher chega às cidades para entender as realidades e abrir portas. Trabalhamos para criar oportunidades concretas para essas mulheres”, concluiu.

O post Expo VR 2025 debate futuro do Sul Fluminense com autoridades estaduais apareceu primeiro em Diário do Vale.

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress