Disque Denúncia em Angra registra mais de 7 mil denúncias em oito anos

Redação
3 Leitura mínima

Angra dos Reis – O convênio entre a Prefeitura de Angra dos Reis e o Disque Denúncia, mantido pelo Instituto Mov Rio, tem apresentado bons resultados na segurança pública do município. Desde o início da parceria, firmada em 2018, foram recebidas mais de 7.900 denúncias.

Segundo o Instituto de Segurança Pública (ISP), a 166ª Delegacia de Polícia de Angra alcançou recentemente o primeiro lugar no ranking estadual de combate ao crime. O 33º Batalhão da PM também foi destaque, ficando em primeiro lugar no sistema de metas do ISP no segundo semestre de 2024 — feito já conquistado em 2021.

Entre os principais temas denunciados estão tráfico de drogas, armas ilegais, maus-tratos a animais, construções irregulares, ameaças, desmatamento, perturbação sonora, epidemias, localização de foragidos e funcionamento irregular de comércios.

Os bairros com maior número de denúncias foram Centro, Parque Mambucaba, Japuíba, Frade, Bracuí, Ilha Grande, Monsuaba, Areal, Banqueta e Belém.

As denúncias ajudaram nas apreensões de 148 armas de fogo, 1.541 munições e cerca de 35 mil cápsulas de crack, além de outras drogas como maconha, cocaína, ecstasy, haxixe, LSD, loló e skank. Também contribuíram para 251 prisões, 92 autuações, recuperação de 26 veículos e identificação de mais de 140 mil m² de áreas degradadas, com apoio do programa Linha Verde.

Para o secretário municipal de Segurança, Douglas Barbosa, a parceria fortaleceu a participação da população nas ações de segurança. “O Disque Denúncia é um canal seguro e confiável, com anonimato garantido, o que estimula a colaboração dos moradores”, afirmou.

Em abril, o serviço registrou 125 denúncias — maior número dos últimos 12 meses. A atuação resultou na autuação de quatro pessoas e na apreensão de 142 pinos de cocaína, 32 tabletes de maconha, cinco comprimidos de ecstasy, 81 pedras de crack e oito frascos de loló.

O coordenador de Comunicação Institucional da Eletronuclear, Marco Antônio Torres Alves, também destacou a importância do canal: “É uma ferramenta essencial para promover segurança e desenvolvimento sustentável.”

Angra lidera o ranking de denúncias no Sul Fluminense. Segundo a prefeitura, isso reflete maior engajamento da população, não necessariamente aumento da criminalidade. Em 2017, antes do convênio, foram 334 denúncias. Em 2018, já com o serviço implantado, o número subiu para 937. Em 2019, foram 1.194; em 2020, 1.496. Em 2025, até maio, já são cerca de 500.

O Disque Denúncia Angra funciona 24h, todos os dias, pelos números 0300 253 1177 e (21) 2253 1177, ambos com WhatsApp anonimizado. Também é possível denunciar pelo aplicativo “Disque Denúncia RJ” e pelo site www.disquedenuncia.org.br. O anonimato é garantido.

O post Disque Denúncia em Angra registra mais de 7 mil denúncias em oito anos apareceu primeiro em Diário do Vale.

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress