
Foto: Divulgação
Paracambi – Acontece nesta semana novas detonações para dar continuidade às obras de duplicação da Serra das Araras. A concessionária RioSP realiza os serviços de desmonte de rochas de terça-feira (8) a quinta-feira (10). A operação ocorre das 13h às 15h, com bloqueio total da pista de subida, sentido São Paulo, no km 225, em Paracambi. A pista de descida, sentido Rio de Janeiro, segue sem alterações.
Segundo a RioSP, o local estará totalmente sinalizado e haverá equipes para orientar os motoristas. A concessionária reforça a importância de respeitar a sinalização e os limites de velocidade para garantir a segurança durante as atividades.
Obra avança 35% até junho
As obras de duplicação e modernização da Serra das Araras começaram em abril de 2024 e são consideradas uma das principais iniciativas de infraestrutura rodoviária do país. Até junho deste ano, os trabalhos já avançaram 35%. A obra é essencial para uma região que registra cerca de 390 mil veículos por mês, sendo 36% do fluxo formado por caminhões e veículos de carga.
No fim de maio, a RioSP entregou o primeiro viaduto da nova pista de descida (sentido Rio de Janeiro), também no km 225. A estrutura tem 50,8 metros de extensão e foi concluída em cerca de cinco meses. Para sua construção, foram usadas cinco vigas pré-montadas de 41,8 metros (com 120 toneladas cada), 750 m³ de concreto e 110 toneladas de aço, além de 24 estacas raiz na fundação.
Inicialmente, o novo trecho foi liberado para desviar o tráfego da pista de subida (sentido São Paulo), permitindo o avanço das obras no mesmo sentido. Esse desvio tem 650 metros de extensão e opera com duas faixas da nova pista para manter o fluxo. A mudança possibilita intervenções na pista existente, incluindo a construção de parte de um novo viaduto e o alargamento de outro.
Investimentos e melhorias
O projeto prevê, além da duplicação, a construção de três passarelas, iluminação completa nas pistas, instalação de câmeras para detecção automática de incidentes e novos Painéis de Mensagem Variável (PMVs). No total, devem ser utilizados 129 mil m³ de concreto, 16,5 milhões de quilos de aço, 68.830 m² de solo grampeado e 2.730 m² de cortina atirantada para garantir a estabilidade dos taludes e encostas ao longo do trajeto.
O post Desmontes de rochas na Serra das Araras continuam nesta semana apareceu primeiro em Diário do Vale.