BRASÍLIA – A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) foi presa nesta terça-feira (29) em Roma, na Itália, após ter seu paradeiro revelado pelo deputado italiano Angelo Bonelli, que informou o endereço da brasileira à polícia. A prisão foi confirmada pelo Ministério da Justiça do Brasil.
Clique aqui para seguir o canal de notícias nacional do Rlagos Notícias no WhatsApp
Bonelli afirmou na rede social X que Zambelli estava escondida em um apartamento em Roma. “Informei o endereço à polícia e, neste momento, a polícia está identificando Zambelli”, declarou o parlamentar. A deputada era considerada foragida desde que foi condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 10 anos de prisão, por envolvimento na invasão hacker ao sistema do CNJ, em 2023.
Zambelli foi apontada como parceira do hacker Walter Delgatti, também preso, na ação criminosa. Além da pena de prisão, o STF determinou a perda do mandato parlamentar, mas a decisão ainda depende da análise da Câmara dos Deputados.
Após deixar o Brasil em maio, Zambelli passou pelos Estados Unidos e fixou residência na Itália, país onde possui cidadania. A Polícia Federal informou que a parlamentar foi levada a uma delegacia em Roma, e agora cabe à Justiça italiana decidir entre prisão domiciliar, soltura ou extradição para o Brasil.
O governo brasileiro já havia solicitado oficialmente a extradição da deputada. A prisão acontece em um momento de pressão crescente sobre bolsonaristas condenados pelo STF por ataques à democracia.
Confira as últimas notícias do Rlagos Notícias
Acompanhe o Rlagos no Facebook , Instagram , Twitter e Thread
O post Deputado italiano diz que foi responsável por entregar endereço à polícia da deputada federal do Brasil Carla Zambelli apareceu primeiro em Rlagos Notícias.