
Foto: Divulgação
Costa Verde – Mangaratiba sediou, na terça-feira (27), um encontro entre gestores ambientais de Mangaratiba, Angra dos Reis e Paraty, além de representantes da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS) e da ONU-Habitat. O objetivo foi dar início às ações do Programa Ambiente Resiliente.
A reunião aconteceu na sede da Secretaria de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas da Prefeitura de Mangaratiba. Durante o encontro, foram apresentados detalhes do programa, aderido pelos três municípios, que prevê ações diretas e recursos destinados à prevenção e redução do risco de desastres, além de medidas para aumentar a resiliência climática. Entre as iniciativas está a elaboração do Plano Municipal de Resiliência Climática.
O programa inclui treinamentos, projetos de infraestrutura e ações educativas para fortalecer a capacidade técnica dos municípios e desenvolver projetos de prevenção e adaptação.
Na ocasião, o prefeito Luiz Claudio Ribeiro destacou as ações ambientais já realizadas em Mangaratiba, como o ‘Programa Lixo Zero’, o Programa Viva Rio do Saco e o Limpa Rio. Ele também reforçou a importância da parceria com o Estado.
“Mangaratiba está cada vez mais se preparando para prevenir os riscos de desastres naturais. Temos certeza de que, por meio dessa parceria, os avanços serão ainda maiores e a população só tem a ganhar. Agradeço ao governador Cláudio Castro e ao secretário estadual do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi, por unir as cidades da Costa Verde em torno de um mesmo propósito e por ouvirem as demandas ambientais de cada município”, disse o prefeito.
O encontro também contou com a presença da secretária de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas de Mangaratiba, Natacha Kede; do secretário de Meio Ambiente de Paraty, Felipe Santo; do presidente do Instituto Municipal do Ambiente de Angra dos Reis, Maurício Lamego; além de representantes da ONU-Habitat.
Saiba mais sobre o Programa Cidades Resilientes:
O Programa Cidades Resilientes é uma iniciativa da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS) do Rio de Janeiro, em parceria com o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat). O objetivo é aumentar a resiliência dos municípios do estado diante dos desafios climáticos, por meio do desenvolvimento de planos e ações que minimizem os riscos de desastres ambientais.
O programa oferece suporte técnico e financeiro aos municípios para a elaboração e a implementação dos Planos Municipais de Redução de Risco e Adaptação às Mudanças Climáticas.
O post Cidades da Costa Verde iniciam ações do Programa Ambiente Resiliente apareceu primeiro em Diário do Vale.