CABO FRIO – O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) obteve, no último dia 28, a condenação de seis pessoas envolvidas em um esquema de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro ligado à comunidade Praia do Siqueira, em Cabo Frio. Entre os réus está Cristiano de Souza Barreto, o “Fofão”, apontado como chefe da organização criminosa, condenado a 41 anos e um mês de prisão em regime fechado. O caso foi divulgado nesta terça-feira (5).
Clique aqui para seguir o canal de notícias nacional do Rlagos Notícias no WhatsApp
As investigações começaram após a prisão de David dos Santos Gregório, suspeito de movimentar recursos do grupo em nome de Cristiano por meio de empresas de fachada. Mesmo após se mudar para um apartamento de luxo na Barra da Tijuca, onde foi preso em novembro de 2024, o traficante continuou comandando a quadrilha, deixando Hélio Márcio Chaves da Conceição, o “Tio Zé”, responsável pela atuação local.
Segundo o MPRJ, Cristiano também utilizava contas bancárias próprias e da companheira, Jhenifer Grazielle Ferreira Bastos, para lavar o dinheiro ilícito. Ela chegou a abrir uma clínica de estética para disfarçar a origem dos valores e foi condenada a 27 anos e meio de prisão. Ambos tiveram bens bloqueados pela Justiça.
Depósitos feitos por Jhenifer ligaram o grupo às irmãs Lilian e Larissa Marinho Benites Nonato, moradoras de Naviraí (MS), que compravam drogas na fronteira e as enviavam para Cabo Frio. Elas foram condenadas a cinco anos e sete meses e cinco anos de prisão, respectivamente, ambas em regime semiaberto.
Além de Cristiano e Jhenifer, David foi condenado a 10 anos, e Hélio a oito anos e seis meses, todos em regime fechado. As penas foram aplicadas pela 1ª Promotoria de Justiça junto às Varas Especializadas em Organizações Criminosas, a partir de denúncia da Promotoria de Investigação Penal de Cabo Frio.
O esquema, que mantinha uma estrutura interestadual de abastecimento de drogas e ocultação de patrimônio, foi desarticulado após meses de apuração, resultando em condenações severas que atingiram a cúpula e operadores financeiros da quadrilha.
Confira as últimas notícias do Rlagos Notícias
Acompanhe o Rlagos no Facebook , Instagram , Twitter e Thread
O post Chefe do tráfico da Praia do Siqueira “Vulgo Fofão” é condenado a 41 anos de prisão em Cabo Frio apareceu primeiro em Rlagos Notícias.