O prefeito de Belford Roxo, Márcio Canella (União Brasil), denunciou nesta quinta-feira (31/07) a precária situação em que a frota de ônibus escolares do município foi deixada pela gestão anterior. Segundo o prefeito, os veículos, destinados ao transporte de alunos da rede municipal, foram encontrados em estado de completo abandono e deterioração.
De acordo com o chefe do Executivo, os ônibus, que haviam sido enviados ao município pelo Governo Federal por meio do Ministério da Educação, estavam espalhados por diversos locais, incluindo oficinas, galpões e pátios de empresas de ônibus. A vistoria inicial revelou uma série de irregularidades graves, como a falta de bancos, motores e pneus, além da ausência de qualquer tipo de manutenção.
Apesar da grave denúncia, o prefeito trouxe também uma notícia positiva para a população. Canella anunciou que a prefeitura já iniciou um processo de reforma e recuperação de toda a frota escolar. O objetivo, segundo ele, é garantir que os estudantes da rede municipal de ensino tenham um transporte seguro e confortável.
“Uma irresponsabilidade a frota de ônibus da Educação que recebemos ao assumir a nossa gestão. Um desrespeito com o Ministério da Educação, que envia os ônibus escolares para as cidades, com a única obrigação da Prefeitura, que é cuidar, e nem isso eles fizeram”, declarou o prefeito Márcio Canella.
O prefeito afirmou que a atual administração conseguiu recolher todos os veículos abandonados e que uma empresa foi contratada para realizar os reparos necessários. “Conseguimos recolher todos os ônibus. Contratamos uma empresa e estamos reformando todos para dar mais conforto e transportar nossas crianças para as escolas. Estamos governando com responsabilidade”, destacou Canella.
A gestão anterior, comandada pelo ex-prefeito Wagner dos Santos Carneiro, o Waguinho (Republicanos), encerrou seu mandato em 31 de dezembro de 2024. O início da nova administração tem sido marcado por uma série de vistorias e denúncias sobre a situação em que se encontravam os equipamentos e as finanças do município. A recuperação da frota de ônibus escolares é uma das primeiras medidas anunciadas pela nova prefeitura na área da Educação.