
Teve início na noite desta quinta-feira (10), no campus antigo da Universidade Federal Fluminense (UFF), em Campos dos Goytacazes, a 16ª Conferência Municipal de Assistência Social. Com o tema “20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência”, o encontro segue até esta sexta-feira (11) reunindo profissionais da área, representantes de entidades assistenciais, usuários dos serviços, gestores públicos e membros da sociedade civil.
A conferência é promovida pelo Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) em parceria com a Prefeitura de Campos, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (SMDHS), e tem como principal objetivo avaliar e propor diretrizes para o fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no município.
Durante a abertura, o secretário de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho, destacou os avanços obtidos desde a edição anterior, realizada em 2021, durante a pandemia. “Na época, discutíamos a necessidade de retomar um programa de transferência de renda. Hoje temos o Cartão Goitacá em funcionamento. Também era proposta a construção de um novo CRAS, e agora temos uma sede própria no Farol, a 15ª unidade do município”, afirmou.
Rodrigo ainda destacou outras conquistas da pasta, como a criação de Residências Inclusivas, a implantação do programa Criança Feliz, a reabertura do Restaurante do Povo, o lançamento dos programas Social + Perto e Café do Trabalhador, além do aumento de 10% no repasse de recursos municipais para instituições socioassistenciais.
A subsecretária Grazielle Gonçalves ressaltou a importância da conferência como espaço de escuta e construção coletiva. “Precisamos garantir que nenhuma burocracia se sobreponha ao direito dos nossos usuários, em especial os em situação de vulnerabilidade. A conferência nos permite alinhar metas e responder às necessidades com olhar humano.”
O primeiro dia contou ainda com a leitura do regimento interno, apresentações culturais, debates e uma palestra magna conduzida pela professora Heloísa Helena Mesquita. A conferência também antecipa os encontros em nível estadual e nacional.
Nesta sexta-feira (11), serão realizadas duas mesas temáticas: “O SUAS em Campos dos Goytacazes” e “Mapeamento e Diagnóstico Socioterritorial do Programa Bolsa Família”. Os debates se organizam em torno de cinco eixos definidos pelo Conselho Nacional de Assistência Social: acesso e diversidade; integração de benefícios e serviços; aperfeiçoamento do SUAS; gestão e sustentabilidade financeira.
Presidente do CMAS, Mericelly Bastos Vilela reforçou a necessidade de manter os avanços conquistados. “A conferência é o espaço onde pensamos e propomos soluções. A sociedade civil está presente, os usuários, os trabalhadores e o governo. Não podemos retroceder, e sim pensar na qualidade dos nossos equipamentos e atendimentos”, afirmou.
O evento será encerrado com plenária para votação de propostas, eleição de delegados e apresentação de moções, seguida de um coffee break para confraternização entre os participantes.
O post Campos realiza 16ª Conferência de Assistência Social com foco nos 20 anos do SUAS apareceu primeiro em J3News.