Com a chegada das festas juninas e o período mais seco do inverno, o Comitê Guandu-RJ intensificou os alertas da Campanha Fiscal das Queimadas 2025, que tem como foco conscientizar a população sobre os perigos da soltura de balões, queimadas ilegais e uso indevido de fogos de artifício.
O caso mais recente aconteceu em Seropédica, onde um homem foi preso no último dia 19 de junho pela Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) por fabricar balões e fogos de artifício de forma clandestina. A prisão reforça a importância da campanha, que alerta para os riscos ambientais e de segurança pública provocados por essas práticas.
Segundo o Comitê Guandu-RJ, a soltura de balões é uma ameaça direta ao meio ambiente, à segurança da população e ao fornecimento de energia elétrica. Dados da Enel, concessionária responsável pelo serviço em 66 municípios fluminenses, mostram um aumento de 112% nas quedas de balões sobre a rede elétrica nos primeiros quatro meses de 2025, em comparação com o mesmo período de 2024. O número de clientes afetados também subiu: foram 961 interrupções de energia, um crescimento de 22%.

Além dos riscos de curto-circuito e apagões, os balões são responsáveis por incêndios florestais, poluição do ar com fuligem e fumaça, além de ameaças a aeronaves em voo.
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMRJ) também reforçou os alertas. “Quem vê balões voando pelo céu nem sempre conhece os riscos que carregam. Eles podem causar danos irreparáveis, como incêndios em áreas urbanas e florestais, explosões e acidentes com pessoas e animais”, destacou o major Fábio Contreras, porta-voz da corporação.
O oficial ainda reforçou outras orientações para garantir a segurança nas festas juninas:
– Não solte balões: além de perigoso, é crime ambiental.
– Monte fogueiras apenas com lenha seca, mantendo distância de pelo menos cinco metros de pessoas e objetos.
– Fogos de artifício só podem ser utilizados por empresas autorizadas, sendo proibida a soltura por particulares no estado do Rio.
Crime ambiental: multa e prisão
De acordo com a Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98), fabricar, vender, transportar ou soltar balões pode render multa e até três anos de prisão. As denúncias podem ser feitas de forma anônima pelos seguintes canais:
– Linha Verde: (21) 2253-1177 / 0300 253 1177
– WhatsApp: mesmo número da Linha Verde
– Aplicativo: Disque Denúncia RJ
– Polícia Militar: 190
– Corpo de Bombeiros: 193
Como ser um Fiscal das Queimadas
A Campanha Fiscal das Queimadas 2025 segue até setembro com a participação de empresas, instituições e voluntários. A proposta é engajar toda a sociedade na prevenção de incêndios florestais e urbanos. Quem quiser se tornar um “Fiscal das Queimadas” pode entrar em contato pelo e-mail: comunicacao.guandu@agevap.org.br.
Leia mais: Senac abre 126 vagas para cursos gratuitos de tecnologia na Costa Verde
*Texto produzido com base em release enviado pela Assessoria de Comunicação do Comitê Guandu.
O post Campanha alerta para riscos de balões e incêndios no período junino apareceu primeiro em Jornal Atual – Notícias da Costa Verde e Zona Oeste do Rio.