Brasil abre 2,6 milhões de pequenos negócios no 1º semestre de 2025

Redação
2 Leitura mínima

País – O Brasil encerrou o primeiro semestre de 2025 com a abertura de 2,6 milhões de novos pequenos negócios, segundo levantamento divulgado pelo Sebrae. O número representa um aumento de 23% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram registrados cerca de 2,2 milhões de empreendimentos.

Os microempreendedores individuais (MEIs) puxaram a expansão, respondendo por 77,3% das novas formalizações. Foram 24,5% a mais de registros na comparação com o primeiro semestre do ano passado. Já as microempresas (MEs) e empresas de pequeno porte (EPPs) representaram, juntas, 22,7% das aberturas — com um crescimento combinado de 17%.

Destaques regionais

Entre os estados que mais se destacaram na abertura de MEIs estão o Piauí, com alta de 37,6%, o Amazonas (37,5%) e Sergipe (34,2%). No segmento de microempresas e empresas de pequeno porte, os maiores crescimentos foram registrados no Ceará (59,6%), Amazonas (42,1%) e Rio Grande do Sul (29,8%).

Serviços lideram novas formalizações

O setor de Serviços segue como o principal motor da criação de pequenos negócios no país, concentrando 63,1% das novas empresas abertas em junho. Em seguida vêm os setores de Comércio (21,5%) e Indústria de Transformação (7,6%).

A análise dos CNAEs (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) com maior número de registros em junho mostra o perfil das atividades mais buscadas pelos empreendedores. Entre os MEIs, lideram o transporte rodoviário de carga (7,1%), atividades de malote e de entrega (7,1%) e publicidade (6,1%).

Já entre as micro e pequenas empresas, os destaques foram atenção ambulatorial realizada por médicos e odontólogos (6,5%), serviços combinados de escritório e apoio administrativo (5%) e atividades de profissionais de saúde, exceto médicos e dentistas (4,8%). Com informações do Brasil 61.

O post Brasil abre 2,6 milhões de pequenos negócios no 1º semestre de 2025 apareceu primeiro em Diário do Vale.

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress