
Foto: Secom/PMVR
Volta Redonda – A Biblioteca Municipal Raul de Leoni, na Vila Santa Cecília, será sede neste sábado (26) da inauguração do mural artístico “A Praça Brasil”. A obra integra a programação oficial de aniversário de Volta Redonda e será apresentada em um evento com a presença de autoridades, artistas locais, escritores e membros da comunidade. A ação é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura (SMC) e a Academia de Letras de Volta Redonda (ALV-VR), dentro do projeto literário “Poesia em Ponto”, que valoriza a literatura e as expressões culturais do município.
Assinada pelo artista plástico Leandro Vieira, a obra é um grande painel que mistura pintura, escultura e instalação para narrar a história de Volta Redonda e sua conexão com o estado do Rio de Janeiro. O mural foi realizado com recursos da Lei Federal Aldir Blanc em Volta Redonda (Pnab).
Com forte inspiração surrealista, o painel retrata uma Praça Brasil simbólica, flutuando sobre as águas da Baía de Guanabara, com o Cristo Redentor abençoando a cidade do Rio e a Serra do Mar. No mesmo plano artístico, aparecem Volta Redonda, Niterói e o Rio de Janeiro — locais importantes na trajetória do artista.
A narrativa visual percorre desde os povos originários até a industrialização da cidade, com destaque para o Rio Paraíba do Sul, os trabalhadores representados nas esculturas da Praça Brasil e o surgimento da “Cidade do Aço”.
No centro da cena, uma mesa de aço forjado reúne personagens que simbolizam os mestres das artes e das letras, em um tratado simbólico de cultura e memória. A biblioteca e suas estantes aparecem com 440 lombadas pintadas, homenageando nomes da música, literatura e artes visuais brasileiras — como Rita Lee, Gal Costa, Carlos Drummond de Andrade, Maria Firmina dos Reis, Ailton Krenak, Antônio Parreiras e Pedro Américo — além dos autores locais Jean Carlos Gomes e Elisa de Carvalho.
Para o secretário municipal de Cultura, Anderson de Souza, o mural é “patrimônio vivo, poesia em cores e a cidade pulsando em arte”.
“Ele resgata a memória literária, homenageia os grandes nomes da cultura e valoriza os artistas da cidade. A obra também reverencia a natureza da região, com destaque para a floresta da Cicuta, e simboliza a importância da Biblioteca Municipal como espaço de preservação do conhecimento, da leitura e da história local”, afirmou o secretário.
O mural “A Praça Brasil” passa a integrar o patrimônio cultural de Volta Redonda como obra permanente que mistura arte, literatura, arquitetura e identidade em uma narrativa visual marcante e inclusiva.
O post Biblioteca recebe mural artístico em homenagem a VR apareceu primeiro em Diário do Vale.