Evento internacional reúne lideranças e empresários para debater o papel estratégico das cidades na nova ordem multipolar e fomentar parcerias entre países do BRICS+
Na última sexta-feira, dia 4 de julho, Angra dos Reis sediou o IMBRICS Summit Angra 2025, fórum internacional que reuniu autoridades, lideranças locais, empresários e especialistas para debater a inserção das cidades na nova multipolaridade global.
O evento é uma iniciativa conjunta do Instituto Internacional dos Municípios BRICs no Brasil, o IMBRICS+ Brasil, e do IMBRICS Forum, com apoio institucional da Prefeitura Municipal de Angra dos Reis, e teve como foco principal o fortalecimento da paradiplomacia – uma forma de atuação internacional exercida por cidades, estados ou regiões, que estabelece relações diretas com outros países, cidades ou organizações internacionais, sem depender exclusivamente do governo federal.
O encontro também buscou o estímulo à cooperação internacional e a construção de alianças estratégicas capazes de promover o desenvolvimento sustentável das cidades.
Um dos destaques da programação foi a presença de uma comitiva oficial de empresários russos, organizada pelo IMBRICS Forum, que esteve em Angra com o objetivo de estreitar laços e prospectar parcerias em áreas como infraestrutura, segurança, inovação, sustentabilidade e turismo.
Para o secretário municipal de Articulação Governamental, Vitor Simões, a realização do evento é reflexo de uma gestão que acredita na internacionalização como caminho para gerar oportunidades concretas para a população.
“O IMBRICS é mais do que um evento, é a materialização de uma visão de futuro que o prefeito Cláudio Ferreti vem construindo com seriedade e responsabilidade. Sua gestão tem sido pautada na busca por oportunidades reais de desenvolvimento, e abrir as portas de Angra para o diálogo global é parte fundamental desse projeto. Estamos mostrando que a cidade está pronta para pensar grande, para estabelecer conexões internacionais e transformar essas relações em benefícios diretos para o nosso povo”, destacou.
O secretário de Segurança Pública, Douglas Barbosa, também ressaltou a importância do encontro como espaço de intercâmbio e avanço técnico.
“Além da projeção internacional, o evento abre espaço para troca de experiências e boas práticas, inclusive na área da segurança pública. É uma oportunidade de aprendermos, apresentarmos nosso trabalho e fortalecermos políticas voltadas à proteção da população”, afirmou.
O Fórum Internacional dos Municípios BRICS assinou um acordo com a prefeitura de Angra dos Reis para a promoção conjunta de roteiros turísticos. Presidente do Conselho Municipal de São Petersburgo (Rússia) Mikhail Cherepanov explicou a parceria.
“Assinamos um acordo para o desenvolvimento do fluxo turístico para esta cidade, com uma bela zona costeira. Nossa tarefa é promovê-la o máximo possível entre as cidades dos países do BRICS e os países parceiros da associação”, disse.
Segundo ele, o acordo abre uma nova rota de férias segura para os russos. Angra dos Reis apresentou estatísticas detalhadas sobre a redução da criminalidade nos últimos cinco anos e seus planos para expandir a infraestrutura turística.
O post Angra sedia IMBRICS Summit 2025 e se projeta no cenário da paradiplomacia global apareceu primeiro em TV Prefeito.