
Foto: Divulgação
Angra dos Reis – A Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania lançou, nesta terça-feira (10), a campanha Junho Violeta, durante evento no Teatro Municipal Dr. Câmara Torres. A iniciativa busca chamar a atenção da sociedade para a valorização, o respeito e a proteção da pessoa idosa, além de reforçar o combate a todas as formas de violência – física, psicológica, financeira ou institucional – que ainda afetam essa parcela da população.
A secretária de Desenvolvimento Social, Thaísa Bedê, destacou que a campanha vai além da conscientização: trata-se de um compromisso coletivo com a dignidade de quem já contribuiu para o desenvolvimento da cidade.
“O Junho Violeta é mais do que uma campanha, é um chamado à consciência e ao afeto. Cuidar dos nossos idosos é reconhecer todo o caminho que já trilharam e o valor da sabedoria que carregam. Precisamos combater todas as formas de violência, inclusive as mais silenciosas, como o abandono e a negligência. É nosso dever, enquanto poder público e sociedade, criar ambientes que promovam o envelhecimento com dignidade, respeito e amor. Os idosos têm muito a ensinar, e devemos a eles um olhar de acolhimento e gratidão”, afirmou.
O evento contou com a presença de autoridades como o secretário de Relações Institucionais, Aurélio Marques, e o secretário executivo de Inclusão Social e Diversidade, Leonardo Nascimento, que reforçaram o apoio da gestão à causa. A abertura teve duas palestras: “Prevenção a golpes financeiros para idosos – combatendo a violência patrimonial”, com Viviane Almeida (gerente do Banco Santander), e “Violência contra a pessoa idosa: os desafios para a mudança deste quadro”, com Raidyr Doerl (advogada e coordenadora técnica do CREAS).
A secretária de Urbanização, Parques e Jardins e primeira-dama do município, Beth Brito, também falou sobre a importância de políticas públicas voltadas ao envelhecimento digno.
“Envelhecer com dignidade é um direito que deve ser garantido por meio de políticas públicas consistentes e humanizadas. Precisamos de uma cidade pensada para todas as idades, com acessibilidade, espaços de convivência, atenção à saúde emocional e física, além de oportunidades de participação ativa na sociedade. O Junho Violeta nos lembra que a velhice não deve ser invisibilizada, mas sim celebrada e respeitada”, enfatizou.
Um dos destaques do evento foi a apresentação dos corais formados por idosos assistidos pela Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI), pelo projeto Musicalizando (em parceria com a Secretaria de Cultura), além do grupo da Associação São Vicente de Paulo. Mulheres dos grupos de convivência dos oito CRAS do município também participaram das apresentações, reforçando o protagonismo da terceira idade.
A vereadora Jane Veiga, defensora das pautas da terceira idade na Câmara Municipal, ressaltou a importância de valorizar os idosos.
“É preciso ter amor pelos nossos idosos. Eles ajudaram a construir essa cidade, contribuíram com seu trabalho e têm experiência de vida para nos ensinar muito. Ouvir e cuidar deles é um dever de todos nós. Respeitar o idoso é respeitar o nosso próprio futuro”, declarou.
A campanha Junho Violeta é inspirada no Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, celebrado em 15 de junho. Em Angra, a programação segue até o fim do mês com palestras, oficinas, rodas de conversa, ações de rua e atividades integradas aos serviços da rede socioassistencial, em parceria com instituições e órgãos públicos.
Programação do Junho Violeta
Blitz de conscientização com serviços de saúde e assistência
17 de junho, das 9h às 12h
Praça do Papão
- Aferição de pressão e glicose
- Auriculoterapia
- Orientações do CREAS
- Exposição de trabalhos da ILPI
- Apresentações culturais
Vacinação contra Influenza para idosos dos CRAS
24/06 – CRAS Bracuí, às 9h30
Palestras com equipe do CREAS
12/06 – CRAS Campo Belo, às 14h
13/06 – CRAS Centro, às 14h
16/06 – CRAS Monsuaba, às 9h | CRAS Belém, às 14h
18/06 – CRAS Nova Angra, às 9h | CRAS Perequê, às 14h
24/06 – CRAS Bracuí, às 9h30 | CRAS Frade, às 14h
Encerramento da campanha
27 de junho, das 14h às 17h
Câmara Municipal
Palestras:
- “Reflexões para o envelhecimento”, com Dr. Rodrigo Monteiro Barbieri (médico da família)
- “Violência contra a pessoa idosa: os desafios para a mudança deste quadro”, com Raidyr Doerl
Apresentação do coral 60+ “Canta Comigo”, da Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania

Foto: Divulgação
O post Angra lança campanha Junho Violeta em defesa dos idosos apareceu primeiro em Diário do Vale.