Cuidado com as segundas-feiras: risco de infarto é 13% maior neste dia, aponta estudo

Redação
2 Leitura mínima

Levantamento internacional revela que o retorno ao trabalho após o fim de semana pode aumentar o estresse e elevar os riscos de ataque cardíaco grave

Se você já começa a semana de mau humor, saiba que a ciência pode estar do seu lado — e o motivo vai além da preguiça: as segundas-feiras concentram o maior número de infartos. Um estudo conduzido por instituições médicas da Irlanda e da Irlanda do Norte revelou que o risco de ataque cardíaco grave é 13% maior nesse dia da semana.

A pesquisa, feita por especialistas do Belfast Health and Social Care Trust e do Royal College of Surgeons, analisou mais de 10 mil pacientes internados entre 2013 e 2018. Todos apresentaram o tipo mais perigoso de infarto, o STEMI, causado pelo bloqueio total de uma artéria coronária.

Os dados mostraram que o pico de casos acontecia, com frequência, nas segundas-feiras. E os especialistas acreditam saber o motivo: o estresse provocado pelo retorno à rotina de trabalho, somado às alterações no ritmo circadiano, que regula o sono e os níveis hormonais.

“O aumento de cortisol — o hormônio do estresse — pode ser um dos principais gatilhos”, explicou o cardiologista Jack Laffan, que liderou a pesquisa.

No Brasil, o cenário também preocupa. Estima-se que ocorrem entre 300 mil e 400 mil infartos por ano, sendo esta a principal causa de morte cardiovascular. De 2016 a 2022, as internações por infarto aumentaram em mais de 25%, segundo dados do SUS. Já o Instituto Nacional de Cardiologia registrou um crescimento de quase 160% nas internações tanto em homens quanto em mulheres entre 2008 e 2022.

Fique atento aos sinais, especialmente no início da semana — sua saúde pode depender disso.

O post Cuidado com as segundas-feiras: risco de infarto é 13% maior neste dia, aponta estudo apareceu primeiro em Lagos Informa.

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress