País – Os candidatos da Prova Nacional Docente (PND) que não obtiveram isenção ou tiveram o pedido indeferido devem efetuar o pagamento da taxa de inscrição até esta sexta-feira, 1º de agosto. O valor é de R$ 85 e pode ser quitado em agências bancárias, casas lotéricas ou por aplicativos de instituições financeiras.
A Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança), necessária para o pagamento, foi gerada no momento da inscrição. Quem precisar reemitir o boleto deve acessar a Página do Participante do Sistema PND, utilizando login do portal Gov.br.
Prova busca padronizar seleção para ingresso no magistério público
Criada em 2025, a PND tem como objetivo oferecer uma forma padronizada e justa de acesso à carreira docente na educação básica. A iniciativa faz parte do programa federal Mais Professores para o Brasil, lançado em 2024, e busca estimular a contratação de profissionais mais bem preparados por estados e municípios.
A prova não é considerada um concurso público nem uma seleção unificada. A partir de 2026, no entanto, os gestores das redes estaduais e municipais poderão utilizar a nota da PND como etapa única ou complementar em processos seletivos simplificados ou concursos para contratação de professores. A adesão ao uso da nota é opcional.
A expectativa do programa é atender cerca de 2,3 milhões de docentes em todo o país. Nesta edição de 2025, a PND contou com a adesão de 22 estados e 1.508 municípios de todas as regiões do Brasil, incluindo 18 capitais.
Prova será aplicada em 26 de outubro
A aplicação da PND, apelidada de “CNU dos Professores”, está marcada para o dia 26 de outubro. A responsabilidade pela organização do exame é do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação.
A estrutura da prova é inspirada na avaliação teórica do Enade e será voltada a cursos de licenciatura em 17 áreas de conhecimento:
-
Artes Visuais
-
Ciências Biológicas
-
Ciências Sociais
-
Computação
-
Educação Física
-
Filosofia
-
Física
-
Geografia
-
História
-
Letras – Inglês
-
Letras – Português
-
Letras – Português e Espanhol
-
Letras – Português e Inglês
-
Matemática
-
Música
-
Pedagogia
-
Química
O exame será composto por questões objetivas e discursivas, divididas entre a formação geral e a formação específica de cada área. A proposta é avaliar o conhecimento teórico e a capacidade dos futuros docentes de aplicar os conteúdos na prática pedagógica.
Redução de custos e melhoria na qualidade do ensino
Além de promover uma seleção mais qualificada, a PND também visa reduzir os custos e a complexidade dos processos seletivos para redes públicas de ensino, especialmente nas esferas municipal e estadual. A padronização proposta pela prova pode facilitar a contratação de professores melhor preparados, contribuindo para a melhoria da educação básica no país. Com informações da Agência Brasil.
O post PND: prazo para pagamento da taxa de inscrição termina nesta sexta (1º) apareceu primeiro em Diário do Vale.