Deputada Carla Zambelli é presa na Itália após ser considerada foragida

Redação
2 Leitura mínima

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) foi presa nesta terça-feira (29) na Itália, segundo confirmação do Ministério da Justiça e da Polícia Federal. Foragida há quase dois meses, a parlamentar era alvo de um mandado de prisão expedido pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e constava na lista de difusão vermelha da Interpol.

Zambelli foi condenada pela Primeira Turma do STF a dez anos de prisão em regime inicial fechado, em maio deste ano. A condenação refere-se à sua participação na invasão do sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). As investigações apontaram que a deputada teria utilizado sua estrutura parlamentar para facilitar o ataque cibernético, com a inserção de documentos falsos no sistema do Judiciário.

Após a condenação, Zambelli viajou para o exterior, em um ato que a Justiça brasileira interpretou como tentativa de fuga. A deputada, que também possui cidadania italiana, estava em Roma. Sua localização foi informada à polícia italiana pelo deputado local Angelo Bonelli, que relatou o fato em suas redes sociais.

Com a prisão, a expectativa é que seja iniciado o processo de extradição de Carla Zambelli para o Brasil, onde deverá cumprir a pena determinada pelo STF. Além da condenação criminal, a deputada ainda pode perder o mandato parlamentar, caso a Câmara dos Deputados referende a decisão do Supremo.
Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress