Lula inaugura maior usina termelétrica a gás natural da América Latina em São João da Barra

Redação
3 Leitura mínima
Foto: Silvana Rust

O município de São João da Barra foi palco na manhã desta segunda-feira (28) de um marco para a região Norte Fluminense. Com a presença do presidente Luís Inácio Lula da Silva, foi inaugurada no Porto do Açu a a maior usina a gás natural do país: a Usina Termelétrica (UTE) GNA II.

Com a inauguração, o parque termelétrico da GNA (Gás Natural Açu), torna-se a maior geradora de energia a gás natural do país. Tem capacidade para abastecer cerca de 8 milhões de residências. Selecionada como projeto estratégico do Novo PAC do Governo Federal, a UTE GNA II tem investimento de R$ 7 bilhões.

Lula esteve acompanhado da primeira-dama Janja Lula da Silva e dos ministros de Minas e Energia, Alexandre Silveira, dos Transportes, Renan Filho, dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa, além da ministra das Mulheres, Márcia Lopes.

Foto: Silvana Rust

Uma parte do discurso de Lula que chamou atenção foi a explanação do presidente sobre transição energética e o potencial do país no tema:

“Hoje, só se fala em transição energética, em energia renovável e sustentável. A energia passou a ser o ouro do momento. Coisas que temos de sobra. É aí que o Brasil pode ser o país mais importante nesse processo. Estamos construindo uma comissso ultraespecial para fazer um levantamento de todo o tipo de riqueza que o Brasil tem no seu solo e no seu subsolo”, afirmou

“Até agora, me parece que nos só conhecemos o equivalente a 30%. Então, temos 70% do nosso território e das nossas riquezas que ainda não foram pesquisados. E nós temos que dar autorização para uma empresa pesquisar, sob o nosso controle. Assim, ela não pode vender o que encontrar, nem a área, sem conversar com o Governo. Porque as nossas riquezas, são para o povo brasileiro usufruir”, completou o presidente.

Foto: Silvana Rust

O ministro Alexandre Silveira destacou a inauguração como um marco nos investimentos internacionais no setor energético no Brasil:

“O presidente Lula é um líder aberto ao diálogo e isso atrai investimento e credibilidade para o Brasil. São mais de R$ 7 bilhões em segurança energética no país com a inauguração da UTE GNA II. É a demonstração clara de que o Brasil voltou a receber investimentos internacionais de forma vigorosa graças ao diálogo do presidente”, enfatizou.

O post Lula inaugura maior usina termelétrica a gás natural da América Latina em São João da Barra apareceu primeiro em J3News.

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress