BM: Servidores do Cemae são capacitados para lidar com crises em pessoas com TEA

Redação
2 Leitura mínima

Barra Mansa – Servidores do Cemae (Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado) participaram, no fim de semana, de uma capacitação sobre como lidar com crises de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A formação abordou temas como gatilhos, criação de ambientes seguros, comunicação e regulação emocional.

A iniciativa foi promovida pela Prefeitura de Barra Mansa, por meio das secretarias de Educação e da Pessoa com Deficiência. A capacitação foi solicitada pela coordenadora do Cemae, Veriane Borges Monteiro.

O curso foi ministrado por Daniela de Andrade (diretora técnica da Clínica Multisense) e contou com a participação da gerente pedagógica Jorgeane Pançardes Guimarães; da gerente de equipamentos, Grasielle Coimbra Rezende; e dos professores Juliana Prado, Welder César Chaves e Ana Cláudia Torturello.

“O curso abordou estratégias baseadas na Análise do Comportamento Aplicada (ABA), com foco na prevenção, de escalonamento verbal e técnicas seguras de intervenção física, sempre priorizando a segurança, a ética e o respeito à dignidade da pessoa em crise. O método PCM, Professional Crisis Management (Sistema Profissional de Gerenciamento de Crises), é voltado ao manejo de comportamentos de crise em pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA)”, explicou a vice-prefeita e secretária da Pessoa com Deficiência, Luciana Alves.

Ela acrescentou ainda que a participação dos profissionais do Cemae reforça o compromisso do prefeito Luiz Furlani com a formação continuada e a qualificação de sua equipe técnica para garantir um atendimento especializado, humanizado e inclusivo a crianças e adolescentes com autismo.
“A formação representa um avanço importante nas políticas públicas de inclusão educacional no município”, concluiu Luciana.

O post BM: Servidores do Cemae são capacitados para lidar com crises em pessoas com TEA apareceu primeiro em Diário do Vale.

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress