‘Pátio Geek’ agita Itaguaí com cosplay, k-pop e cultura pop gratuita

Redação
5 Leitura mínima

O universo geek chega no Shopping PátioMix Costa Verde, no dia 26 de julho. A partir das 13h, o público poderá participar da primeira edição do ‘Pátio Geek’. O encontro gratuito reúne programação para todas as idades em uma imersão na cultura pop.

Entre as atividades confirmadas estão: concurso de cosplay e concurso de desenho, ambos com troféu exclusivo; estúdio fotográfico temático e gincanas com brindes. Além disso, haverá apresentações de K-pop, performances artísticas, exposição de fantasias, caricaturas ao vivo, quiz interativo e muito mais.

Cultura geek na Costa Verde

Com curadoria e produção da Balbúrdia Studios, coletivo criativo nascido em Itaguaí, o evento reafirma a proposta de fortalecer a cultura nerd na região. A ideia dos criadores é oferecer um espaço onde fãs de animes, jogos e quadrinhos possam se encontrar, trocar experiências e celebrar suas paixões em um ambiente acolhedor e divertido. 

“A região de Itaguaí e boa parte da Costa Verde precisam de novas opções culturais. Muitas vezes, os fãs da cultura nerd e geek precisam se deslocar para longe para viver esse tipo de experiência”, compartilhou Amanda Gouveia, representante da Balbúrdia Studios. 

Além disso, a equipe acredita que trazer essa pluralidade cultural une referências globais da cultura pop com as tradições locais. “É um instrumento de integração social, onde todas as identidades são bem-vindas e representadas”, completou. Principalmente porque o evento é aberto a todas as idades e estilos de vida. 

Para Guilherme Vieira Izidoro, conhecido como Xawdrê, frequentador de eventos geeks, esse é o ambiente certo para se fazer novas amizades e trocar ideias ou até se tornar uma fonte de renda. 

Conexão cosplay 

O cosplay é um dos pilares do evento. Para muitos, é mais do que fantasia: é uma forma de expressão artística, desenvolvimento de habilidades e conexão social. Segundo a equipe organizadora, “é um hobby que nos permite ser o herói ou o personagem que quisermos.”

Além de envolver a costura criativa, teatro e eletrônica, Amanda contou à nossa reportagem que a prática é indicada para pessoas com fobias sociais ou no espectro autista. “É lúdico,  fantasioso e estimula o convívio social… É uma ponte entre o imaginário e o mundo real”, finalizou. 

No caso de Izidoro o cosplay empoderou sua autoestima e a compreender melhor suas particularidades após ser diagnosticado com autismo. “Eu era um garoto tímido, tinha a autoestima muito baixa e era inseguro e retraído… E eu precisava, de alguma forma, me expressar.” A atividade ainda trouxe habilidades sociais como lidar com o público e trabalhar a presença de palco.

E através da arte de caracterização de personagem que Xawdrê se encontrou. “Eu vi vários outros cosplayers… e eles gostavam de ser quem eles querem ser, sem ter vergonha ou medo da opinião das pessoas”, disse. Foi, então, em 2021, em meio a pandemia de Covid-19, que ele decidiu levar o hobby ao título de profissão.

Durante o Pátio Geek, por exemplo, Xawdrê, vai apresentar seu segundo livro “Poder da Vontade”, onde traz reflexões inspiradas no personagem Lanterna Verde. “Representa a força que habita em nós… é um personagem em que me sinto imbatível, invencível”, contou.

Mais sobre o Pátio Geek

A direção criativa é de Wanderson Verdan, e a coordenação geral fica com Dominique Reis e Andreza Sarti. A influenciadora e cosplayer Lin comanda a apresentação do evento.

Leia mais:  Festival Dança em Trânsito movimenta Mangaratiba com atrações gratuitas

*Matéria escrita pela estagiária Wanessa Jully sob supervisão da jornalista Beatriz Freitas

O post ‘Pátio Geek’ agita Itaguaí com cosplay, k-pop e cultura pop gratuita apareceu primeiro em Jornal Atual – Notícias da Costa Verde e Zona Oeste do Rio.

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress