
O município de Campos dos Goytacazes vem ganhando destaque pela maior facilidade de ascensão social de sua população, entre as cidades com mais de 200 mil habitantes. Esta é a conclusão do geógrafo, estatístico e cientista de dados Willian Passos, com base no Atlas de Mobilidade Social do Instituto de Mobilidade e Desenvolvimento Social (IMDS). O tema foi abordado em reportagem do jornal O Dia, publicado no último domingo (6).

Willian Passos é geógrafo, estatístico e cientista de dados geográficos, com graduação no Instituto Federal Fluminense (IFF), mestrado na Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) e doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (Ufrj). O Atlas é uma ferramenta desenvolvida pelo IMDS para explorar e compreender as dinâmicas de mobilidade intergeracional de renda em diferentes regiões do país.
De acordo com o levantamento do geógrafo com os dados de 2025, 49% dos campistas nascidos na metade mais pobre da população, têm chance de alcançar, na idade adulta, uma renda pelo menos 10% maior que a dos seus pais. Em comparação, o índice supera cidades como Volta Redonda (48%), Macaé (47%) e a capital do estado, que registra 42%.

Para o prefeito de Campos, Wladimir Garotinho, esses resultados confirmam o impacto positivo das políticas públicas municipais. “O que vale ao final de toda política pública é o benefício que se produz para a sociedade. O instituto Atlas é um importante indicador, tem renome internacional e tem método confiável. Mostra que em 4 anos a cidade cresceu, evoluiu e a sua população tem uma perspectiva melhor do que tinha. Isso é consequência do planejamento e execução várias ações, que transformou pra melhor o ambiente de negócios gerando emprego e renda, mas também de um município que voltou a tratar educação e assistência social como prioridade”, afirmou.
Educação
O investimento em educação – desde a primeira infância, com a alfabetização, até a pós-graduação – é apontado como um fator determinante para a melhoria do padrão de vida das pessoas.
Willian Passos ressalta que além da educação, o conjunto de medidas adotadas pela gestão campista, como regularização fiscal, investimentos em infraestrutura urbana, melhorias na iluminação pública e expansão da rede de esgotamento foram fundamentais para a criação de um ambiente favorável ao empreendedorismo e ao fortalecimento do mercado de trabalho formal no município.
São destacados ainda como cruciais o governo municipal ter conseguido estabilizar a simulação fiscal do município e avançar com investimentos em melhorias urbanas, ampliando a rede de esgotamento e iluminação pública de led e a malha de pavimentação asfáltica e calçamento; além de melhora da gestão em serviços essenciais, como saúde e educação.
Gargalo
Para o geógrafo, o grande gargalo do município está no transporte público. “Sendo um município maior que Niterói, Campos precisa de um modelo de transporte público de padrão metropolitano, com integração física e tarifária entre ônibus e vans. Mas, reconheço as dificuldades de viabilização de um modelo como esse num município com mais de quatro mil quilômetros quadrados de território, maior, inclusive, que o tamanho territorial da cidade do Rio de Janeiro”, pontua.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico de Campos, Mauro Silva, os dados comprovam a efetividade das políticas adotadas nos últimos anos pelo prefeito de Campos.

“Um bom indicador disso foi a geração de 15.871 empregos com carteira assinada entre janeiro de 2021 e maio de 2025, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged)”, exemplifica Mauro acrescentando que, no mesmo período, foram abertas no município 7.633 empresas – o que levou Campos ao primeiro lugar no ranking no norte fluminense.
O secretário lembra que o número de Microempreendedores Individuais (MEIs) aumentou em 33% e adicionaque “estamos trabalhando fortemente no apoio ao artesanato e à Economia Solidária”, reforçando que esses índices são fruto de um conjunto de ações, como a retomada das obras de infraestrutura, o pagamento dos salários dos servidores em dia e a criação de um ambiente desburocratizado aos novos negócios, de todos os portes.
*Com informações de O Dia
O post Especialista destaca ascenção social da população de Campos apareceu primeiro em J3News.